Recolhimento de semiabertos diminui criminalidade
(Josias Brito) A determinação do Juiz da Vara de Execuções Penais da Comarca de Ji-Paraná, Edwaldo Fantine Júnior, de recolher no presidio todos os semiabertos que estavam gozando do benefícios, fez com que o índice de criminalidade no município diminui-se nos último dias. Levantamentos feitos pelas policiais civil e militar garante que depois da ordem do juiz, houve uma redução da violência na cidade.
Na semana passada, o juiz determinou que todos os presos condenados que estavam trabalhando fora da penitenciária estadual, Agenor Martins de Carvalho fossem recolhidos a partir do dia 21. A decisão teria sido tomada em decorrência da alta incidência de participação dos condenados em crimes como roubos e furtos.
Segundo o presidente da Apac (Associação de Proteção e Assistência de Condenados), Zaqueu Vieira desta instituição estavam gozando do beneficio 17 condenados do regime semiaberto, e todos já foram recolhidos. Já o diretor do regime semiaberto, Paulo Rodrigues Pechim disse que da sua área estavam sendo beneficiados cerca de 50 condenados.
Sobre a responsabilidade pela saída dos condenados para trabalhar fora da penitenciária, o diretor Paulo Pechim disse que a fiscalização e avaliação é de competência da Apac. ?Na condição de diretor apenas obedecemos às determinações judiciais?, declarou.
O Juiz Edwaldo Fantine Júnior disse que a sua decisão teve apenas o objetivo de regularização do trabalho externo do preso, bem como a sua fiscalização. ?Enquanto não houver essa regularização e fiscalização todos serão mantidos recolhidos?, declarou.
Para as policias, com esta ação, houve uma redução no índice de criminalidade em Ji-Paraná, onde diariamente era registrado nas delegacias crimes como furtos e roubos, sendo que a maioria tinha participação de detentos do regime semiaberto, agora, com o recolhimento deles, houve poucos registros destes tipos de crimes. ...