Semusa pede colaboração do povo contra a dengue
A participação da comunidade no combate à proliferação do Aedes aegypti - o mosquito transmissor da dengue - é de grande importância para evitar a doença em Ji-Paraná. Visando essa participação é que a Semusa (Secretaria Municipal de Saúde), por meio do Departamento de Vigilância em Saúde, tem enviado ofício pedindo a colaboração de órgãos públicos e empresas à manutenção da limpeza dos pátios para evitar o criadouro do mosquito.
Durante a semana, a Vigilância em Saúde tem visitado vários órgãos públicos, borracharias, ferros-velhos e pontos de reciclagem para entregar o ofício pedindo a colaboração dos empresários, diretores e chefes de departamento para manter a limpeza dos pátios.
Na última quarta-feira, por exemplo, servidores da Semusa entregaram o documento ao diretor da Ciretran local, Rubenil Gonçalves, que destacou a importância deste trabalho estratégico no combate à dengue.
?Isso é ótimo. É uma boa iniciativa do Município para combater a dengue. Vamos fazer o possível para ajudar no combate ao mosquito?, disse Gonçalves, explicando que a Ciretran/Ji-Paraná tem três servidores designados para cuidar da manutenção do pátio.
De acordo com Milton Rodrigues, diretor do Departamento de Vigilância em Saúde, foram relacionados os órgãos públicos e empresas que mantêm veículos e/ou sucatas em seus pátios, como a Polícia Rodoviária Federal, Ciretran, Polícia Federal, entre outros. O objetivo, como explica o diretor, é evitar o acúmulo de água nas sucatas, pneus, evitando, assim, o criadouro do mosquito Aedes aegypti.
?Junto com a entrega do documento, aproveitamos para fazer a verificação do pátio do órgão ou da empresa. Havendo necessidade já fazemos uma aplicação do fumacê no local e também do larvicida?, explicou Milton Rodrigues. Ji-Paraná mantém o Índice de Infestação Predial, que mede o nível de infestação do Aedes, em 1,3 pontos, ou seja, o município está considerado risco médio em relação à dengue....