MEGAFONE
DADOS DA VITÓRIA
A presidente Dilma Rousseff (PT) venceu em 15 estados e no Distrito Federal. Dilma liderou a disputa no Norte (58%), Nordeste (70%) e Sudeste (51%). A maior votação da petista foi no Amazonas, com 80% dos votos válidos. Dilma também venceu em todos os estados do Nordeste. No Sudeste, ela teve maioria no Rio de Janeiro (60%) e em Minas Gerais (58%).
DADOS DA DERROTA
Serra teve a maioria dos votos em 11 unidades da Federação. A melhor votação registrada por José Serra foi no Acre e em Roraima, onde teve mais de 67% dos votos válidos. No Centro-oeste, o tucano venceu em Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, perdendo apenas no Distrito Federal. No Sul, Serra ganhou nos três estados. O candidato também tem a maioria dos votos no exterior.
BOA PARA CACHORRO
Em Rondônia a eleição foi boa para cachorro. Por causa disso, um fato inusitado paralisou por alguns minutos a votação em Guajará-Mirim, na divisa com a Bolívia. Um cachorro invadiu a seção eleitoral e mordeu o fio da urna eletrônica. O objeto parou de funcionar e teve que ser substituído, obrigando os eleitores a esperarem para votar.
ELEIÇÃO SUJA
Os partidos e coligações dos candidatos a governador Confúcio Moura (PMDB) e João Cahulla (PPS) serão multados em R$ 5.000, cada um, devido ao derrame de santinhos nas ruas de Porto Velho (Rondônia) e do interior, afirmou o procurador da República Ercias Rodrigues. Após o primeiro turno, o procurador entrou com ação na Justiça Estadual para que os partidos fossem multados se lançassem os santinhos nas calçadas e ruas dos locais de votação, como ocorreu na votação de 3 de outubro.
ABSTENÇÃO GRANDE
Mais de 275 mil eleitores deixaram de comparecer às urnas no último domingo em Rondônia. Esses números representam mais de 25% dos votos no universo de 1.078.402 do eleitorado no Estado.
SERRA VENCE
E o candidato Serra foi o vencedor da disputa para presidente. Na China. Nada de estranho na afirmação. É que a votação dos brasileiros que moram na China, foi normal, e 278 brasileiros que compareceram às três urnas instaladas no país, escolheram Serra que venceu com folga: 215 votos, contra 49 para Dilma. Em porcentagem de votos válidos, a vitória tucana foi de 81,4%, contra 18,6% para a candidata governista. A abstenção na China foi grande: 44,9%.
RESULTADO EM RONDÔNIA
Também em Rondônia, a preferência foi igual à da China. José Serra (PSDB) foi o mais votado, conseguindo 385.735 votos (52,63%), contra 347.138 (47,37%) dados a Dilma (PT). No total, foram 732.873 votos válidos, sem falar em 56.082 votos nulos e 12.997 votos brancos.
EM JI-PARANÁ
Serra ainda venceu a eleição em Ji-Paraná, onde conseguiu somar um total de 31.353 votos perfazendo 58,03% dos votos válidos, contra 22679 dados à presidente Dilma, que fez 41,97% dos votos válidos....