Semagri embarga obras por impacto ambiental
Mais de 1.800 obras já foram fiscalizadas em Ji-Paraná, sendo 228 delas somente neste mês. Desse total diversas notificações foram aplicadas e quatro acabaram embargadas pôr praticar vários crimes como poluição de igarapés, e principalmente de aterro em áreas de buritizais. A fiscalização é feita pelo Departamento de Meio Ambiente da Semagri (Secretaria Municipal de Agricultura).
Contando com o apoio da Vigilância Sanitária, Polícia Ambiental, Sedam e Secretaria de Regularização Fundiária fiscais da Semagri, recebem praticamente todos os dias ligações denunciando edificações que estão sendo feitas em Áreas de Preservação Permanente (APP), ou em locais próximos de igarapés, lagos e até mesmo as margens dos rios que cortam a cidade. Segundo uma das quatro fiscais do Departamento de Meio Ambiente da Semagri, Girlene Neves o crime mais comum nos últimos meses vem sendo praticado nas áreas de buritizais. As irregularidades podem resultar de notificação até o embargo da referida obra.
ORIENTAÇÃO - Para a fiscal e bióloga, Cleuza Machado o certo é a pessoa antes de adquirir uma área para construção, procurar antes o Departamento de Meio Ambiente para se certificar da sua regularidade com a questão ambiental. ?Infelizmente, a maioria só percebe o problema quando a obra já está bastante adiantada?, disse. Cleuza Machado disse ainda que qualquer dúvida a pessoa interessa pode ir até a sede da Semagri na rua, Dois de Abril do bairro, Urupá ou mesmo ligar para o número 3411-4220 de segunda á sexta-feira, sempre em horário comercial. ...