Começa campanha contra o câncer uterino
> Mulheres entre 25 e 59 anos estão aptas a realizarem os exames nas unidades de saúde da cidade
(Da redação) Começa hoje (6) das 7h30 até às 13h30, a Campanha de Prevenção do Câncer de Colo do Útero realizado pela Semusa (Secretaria Municipal de Saúde) nas dependências das Unidades Básicas de Saúde Dom Bosco, 02 de Abril, KM 05, Ceci Cunha, Primavera, São Francisco, Nova Brasília, BNH, BNH da Mulher e Exposição, e nas unidades básicas da área rural em Nova Colina e Nova Londrina.
Serão beneficiadas mulheres de 25 a 59 anos, sendo que, para serem atendidas, as mulheres devem seguir algumas recomendações: permanecer os três dias anteriores à coleta sem manter relações sexuais, deixar de usar creme vaginal nos dias que antecedem o exame e no dia da coleta não poderão estar menstruada. O exame preventivo contra o câncer de colo de útero (comumente conhecido como Papanicolau) é importante para o público feminino pois identifica uma das doenças que mais mata mulheres no Brasil.
De acordo com dados do Inca (instituto nacional do Câncer), surgem anualmente cerca de 500 mil novos casos de câncer de colo do útero em todo mundo, o que classifica como o segundo tipo de câncer mais comum entre as mulheres, responsável pela morte de 230 mil mulheres todos os anos.
Estima-se, ainda segundo o INCA, uma redução de até 80% na mortalidade por este tipo de câncer a partir do rastreamento feito com o teste Papanicolau, por isso a Semusa entende que esses exames são de grande importância para as mulheres ji-paranaenses.
EXAME - Com relação à frequência ideal para a realização dessa coleta, a enfermeira Franciele Lovo Vieira, diretora do Departamento de Atenção Básica da Semusa, explicou que o exame deve ser realizado anualmente, após dois resultados seguidos sem alterações, à mulher pode permanecer até no máximo 3 anos para realizar novamente. É importante realizar o exame para identificar doenças sexualmente transmissíveis como por exemplo o HPV, que é um dos maiores causadores do câncer do colo do útero?, explicou.
A campanha acontece hoje e também no próximo sábado, e de acordo com a equipe técnica da Secretaria Municipal de Saúde, a meta é a coleta de 1.200 exames citopatológicos.
Devem procurar as unidades de saúde para a realização do exame mulheres entre 25 e 59 anos, que nunca tenham realizado o exame ou as mulheres que realizaram o Papanicolau há mais de 2 anos.
...