Sedam e Polícia ambiental apreendem 21 caminhões
Em uma operação realizada na Região da Zona da Mata, 21 caminhões foram apreendidos pela SEDAM - Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Polícia Ambiental de Pimenta Bueno. Trinta e seis homens estavam envolvidos na operação.
Segundo os agentes da SEDAM, cerca de 100 caminhões faziam transporte ilegal de madeira, porém com um possível vazamento de informações que davam conta da existência da operação, cerca de 60 caminhões foram escondidos e escaparam das apreensões.
A maioria dos caminhões foram apreendidos nas proximidades do distrito do Pacarana, a cerca de 90 Km de Espigão do Oeste. Caminhões também foram apreendidos em áreas particulares nos municípios de Cacoal e Pimenta Bueno.
Conforme informações, toda madeira apreendida era extraída em terras indígenas. Segundo os agentes de fiscalização, os próprios motoristas confirmaram que a extração era feita em áreas de preservação, nas reservas dos Índios Suruí e com mais intensidade na reserva dos Índios Zoró.
As essências apreendidas eram Angelim, Maçaranduba, Ipê e outras espécies que ainda estão sendo verificadas pelas Sedam. Os condutores foram encaminhados para autoridade policial, e deverão sofrerem aplicação de multa de cerca de R$ 432,00 por metro cúbico de madeira transportada.
Aproximadamente 400 m³ de madeira em toras foram apreendidas. Foi a maior apreensão do ano na região. Em novembro de 2007, uma outra operação foi realizada no distrito do Pacarana, onde cerca de 10 mil m³ foram apreendidos.
Os caminhões apreendidos foram levados para o quartel da Polícia Militar de Pimenta Bueno, onde estão 11 caminhões, e outros 10 caminhões foram levados para o quartel de Cacoal, devido a falta de espaço no pátio dos quartéis. A operação é desencadeada em todo o Estado de Rondônia desde a última segunda-feira.
...