Orquestra aplica provas do Conservatório Nacional
Nos último final de semana os alunos do Projeto Orquestra em Ação realizaram prova de teoria e prática musical na Escola José Francisco. No último sábado (6), os alunos fizeram a prova prática que avalia percepção musical, prática de instrumento e prática de conjunto. Na manhã do último domingo (7) a avaliação foi do conhecimento teórico que engloba a história da música e teoria musical.
A banca avaliadora foi composta pelos professores: Solange Gurgacz, Viviane Bitencourte, Ana Lúcia Teixeira, Eliomarcio Carvalho, Wendeon França, Dieison Marcos, Edmilson Costa e José Humbertode Lima.
Segundo Viviane de Oliveira Bitencourte, professora e orientadora técnico-musical do Projeto, as provas são importantes no ensino da música, pois desta forma, pode-se avaliar o rendimento dos alunos e saber se o objetivo dos professores foi alcançado e assim estabelecer metas a serem atingidas nos estágios seguintes. ?O estudo da música em Rondônia é feito na maioria da vezes de forma aleatória, temos bons músicos no estado, mas sem conhecimento de teoria musical?, analisa a professora.
A aluna Ana Clara dos Santos Garparrini, 9 anos, está no projeto há pouco mais de um ano e apesar da pouca idade, se dedica há seis anos ao estudo de piano e já percebe a diferença em seu aprendizado comparado a outras escolas que frequentou. ?Gosto de saber sobre a origem da música, seu desenvolvimento, saber como me portar no palco e a postura com o instrumento que toco?.
RESPALDO - A técnica de ensino do Projeto Orquestra em Ação é baseada no Programa do Conservatório Brasileiro de Música, aprovado pelo Ministério da Educação e é dividido em fundamental, com duração de oito anos; e técnico, três anos.
O Projeto Orquestra em Ação é conduzido pela Associação de Amigos da Orquestra, uma ONG com sede em Ji-Paraná que oferece, desde 2003, ensino gratuito de música para cerca de 600 crianças e jovens de escolas públicas e pessoas da comunidade e está inserido na teia dos pontos de cultura de Rondônia.
Através de aulas de violino, viola, violoncello, contrabaixo, piano, flauta, canto coral, história da música e teoria musical os integrantes do projeto têm a oportunidade de buscar na música uma forma de melhoria social e comportamental, podendo assim, desenvolver a criatividade, o raciocínio e o hábito da boa música.
...