MEGAFONE
SALÁRIO MAIOR
Tem quem pensa que a preocupação no Congresso Nacional é em aumentar apenas o salário mínimo, mas não é verdade. Deputados e senadores já defendem aumentar os próprios salários e, de quebra, reajustar também o da presidente eleita, Dilma Rousseff. Eles alegam que os salários do Executivo e do Legislativo estão sem aumento há cerca de três anos e que a inflação no período foi de 17,8%, mas por ora não falam em percentuais.
SÓ CRITÉRIOS TÉCNICOS
Enquanto isso, o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, afirmou ontem que, se depender de critérios técnicos, a política de reajuste do salário mínimo deve ser mantida, e, dessa forma, o salário mínimo em 2011 seria reajustado para R$ 538,15, podendo ser arredondado para R$ 540 para contornar problemas operacionais, como saques em terminais eletrônicos, por exemplo. Acima desse patamar, segundo o ministro, a decisão seria política e não mais técnica. Uma coisa é manter a política. Outra coisa é querer mudar os critérios. Temos de conversar e negociar. Fazer uma coisa que seja compatível com o Orçamento da União ?. O ministro destacou ainda que, em 2012, o aumento real do salário mínimo, só com o crescimento da economia, será de aproximadamente 8%.
FALHAS DO ENEM
A Comissão de Educação do Senado encaminhou requerimento ao ministro da Educação, Fernando Haddad, para que a pasta esclareça, em 30 dias, as falhas ocorridas nas provas do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), uma vez que os transtornos ocorridos nas avaliações do fim de semana atingiram mais de 4 milhões de estudantes.
PIOR QUE TÁ, ?
Cada vez mais confusa a situação da prova de alfabetização do deputado palhaço Tiririca. O promotor eleitoral Maurício Antonio Ribeiro Lopes disse esta semana que resolver a questão da escolaridade não reduz a importância da questão sobre uma suposta fraude na declaração. "Se ele souber ler e escrever, se o conteúdo (da declaração) for verdadeiro, não importa o aspecto formal. Mas independente da questão do conteúdo, eu tenho que analisar o documento em si", diz e lembra que a Constituição define no artigo 14, parágrafo 4, que os analfabetos são inelegíveis, mas lamenta que não haja lei federal definindo o que é analfabetismo.
MAIS PROVAS
Pior do que o caso em si, foi a declaração do presidente Lula, segundo a qual "quem deveria fazer a prova é quem pediu para ele (Tiririca) fazer prova", ao que o promotor eleitoral Maurício Lopes respondeu: "Nós juízes e promotores já fizemos os nossos exames e fomos aprovados".
MAIS PMS
A formatura da nova turma dos policiais militares em Ji-Paraná está marcada para esta quarta-feira (10), a partir das 8 horas no pátio do 2º Batalhão. Ontem, foi em Porto Velho, em Cacoal, também será hoje, a partir das 17 horas, no pátio do 4º BPM e, em Vilhena, amanhã, quinta-feira a partir das 9 horas no pátio do 3º Batalhão.
...