Hospital Veterinário realiza trabalho modelo na região
(Paulo Demétrius) Com a pecuária como força econômica estabelecida e o crescente aumento na média de gastos da população com seus animais domésticos, criou uma demanda por médicos-veterinários significativa em Ji-Paraná.
Após a implantação da graduação em veterinária pelo Ceulji/Ulbra, o próximo passo para o estabelecimento dos alunos foi a construção de um hospital veterinário ao lado da universidade.
Com quatro consultórios, um aparelho de raio-x para animais (o único do estado), laboratórios de análise específicas, odontologia animal e consultas gratuitas à população, o curso de veterinária de Ji-Paraná tem à sua disposição um dos mais modernos hospitais para animais da região norte, que são utilizados pelos alunos como ambiente de trabalho real.
O Coordenador do curso, Flávio Roberto Chaves, disse que além do espaço físico, são desenvolvidos trabalhos específicos para bichos de pequeno porte (cães, gatos, aves, etc), de grande porte (equinos, bovinos e caprinos) e animais silvestres (através de uma parceria com o IBAMA).
Ele ressaltou também sobre os trabalhos voltados para a população de baixa renda. O Projeto Carroceiro é um exemplo do trabalho voltado para a comunidade. ?Toda segunda-feira nós atendemos os equinos que trabalham puxando carroças gratuitamente?, contou.
Flávio também lembrou que às quintas-feiras o Hospital Veterinário atende à comunidade sem custo nenhum. ?Desde que agendado com antecedência, os acadêmicos com o auxílio dos professores, atenderão os animais sem nenhum ônus?, explicou.
Os horários de atendimento do Hospital Veterinário são das 8h às 11h e das 14h às 17h. O preço da consulta em dias normais é de 35 reais.
...