Construtoras denunciadas em esquema na Administração Cassol são declaradas inidôneas
O Tribunal de Contas da União (TCU) declarou a inidoneidade das construtoras Construtel Terraplenagem Ltda., JK Construções e Terraplenagem Ltda. e Construtora Pedra Lisa Ltda., do município de Rolim de Moura. Estas empresas faziam parte de um suposto esquema de fraude em licitações encabeçada pelo ex-prefeito da cidade, ex-governador de Rondônia e atual senador eleito, Ivo Cassol.
No esquema, além de Cassol foram denunciadas mais oito pessoas: Aníbal de Jesus Rodrigues, Neilton Soares dos Santos, Izalino Mezzomo, Ivalino Mezzomo, Josué Crisóstomo, Ilva Mezzomo Crisóstomo, Salomão Oliveira da Silveira (ex-superintendente da Superintendência de Licitação do Estado de Rondônia), e Erodi Antônio Matt, servidor público do Estado de Rondônia.
No Acórdão Nº 2922/2010 - TCU ? Plenário, publicado no Diário Oficial da União, a Construtora Pedra Lisa foi considerada revel no processo. O TCU aplicou multa de R$ 20 mil a Ivo Cassol e R$ 10 mil individualmente aos outros acusados e já autorizou a cobrança judicial das dívidas. A denúncia chegou ao TCU através de uma representação feita pela Procuradoria Regional da República em Rondônia.
Ivo Cassol, Salomão da Silveira, Genean Prestes dos Santos Barreto, Ednilce Garcia de Almeida, Erodi Antônio Matt e Márcia Ferreira Gomes também estão impedidos de exercer cargos comissionados pelo prazo de 5 anos no serviço público; Já as empresas declaradas inidôneas estão impedidas de licitar com a administração pública federal por três anos.
...