SAE capacita voluntários para o combate à Aids
> Alunos técnicos da cidade receberão cursos orientando como proceder durante a campanha
(Da redação) Desde o início da semana, a coordenação do SAE (Serviço de Assistência Especializada em DST/HIV/Aids) da SEMUSA (Secretaria Municipal de Saúde) tem desenvolvido um trabalho de capacitação em escolas técnicas (ProJovem e Ceulji/Ulbra) para preparar voluntários que queiram participar da Campanha de Comunicação do Dia Mundial de Luta Contra a Aids. A equipe de profissionais do SAE realizará palestras, pit stops e o teste rápido para Aids voltados para jovens, homens e mulheres, com idade entre 15 e 24 anos a partir do dia 29 de novembro.
Segundo a diretora do SAE/DST/Aids, a enfermeira Maíza Ereira Aguiar, a Campanha de Comunicação antecede a Campanha Nacional de Prevenção à Aids, que deverá ser lançada pelo Ministério da Saúde no dia 1° de dezembro próximo, Dia Mundial de Combate à Aids.
A campanha do Ministério tem como foco principal este ano a população jovem e o tratamento social correto para quem tem a doença. O bordão que está sendo ensaiados por artistas e jovens que convivem com a doença é: ?Quem vê cara, não vê Aids?, que tem o objetivo de desmistificar as dúvidas e acabar com o preconceito da população contra o soropositivo, que hoje em dia, graças aos tratamentos e o conhecimento da doença, pode levar uma vida normal, sendo inofensivo para qualquer pessoa.
Seguindo as diretrizes do Ministério da Saúde, a coordenação do SAE/DST/Aids de Ji-Paraná resolveu trabalhar com alunos das escolas estaduais de Ensino Médio, por causa da faixa etária. Por isso, pretende capacitar voluntários de escolas técnicas, do ProJovem e do curso de Enfermagem do Ceulji/Ulbra para ajudar na campanha.
Na terça-feira (16), a equipe do SAE esteve no ProJovem. Ontem (17) a capacitação foi realizada no Ceulji/Ulbra, aberto para alunos de outros cursos, e hoje (18), a equipe do SAE realizará a capacitação na escola técnica Delta, sendo que amanhã (19) será a vez da escola técnica Vale do Guaporé. De Acordo com o cronograma de atividades do SAE/DST/Aids, os trabalhos nas escolas se iniciam no dia 29, nas escola Tupã, em Nova Colina, Edilce dos Santos e 31 de Março. As atividades se estendem pelos dias 30, 1°, 2 e 3 de dezembro.
...