Termina amanhã 3º seminário de Educação Inclusiva
> Profissionais da educação de 18 municípios participaram do seminário
Termina amanhã (4) o 3° Seminário de Educação Inclusiva promovido pelo Ministério da Educação (Mec) em parceria com a Secretaria de Educação de Ji-Paraná (Semed). O seminário teve início na segunda-feira (30) no auditório da Semed e recebeu profissionais da educação de 18 municípios, incluindo Ji-Paraná.
Segundo a agente de educação especial da Semed, Maria Cecília Correa, o objetivo do seminário é fortalecer a política de educação inclusiva nos municípios do Estado por meio da capacitação de professores que lidam com alunos especiais. ?Existem vários estudantes com necessidades especiais que são matriculados em classes de ensino regular e poucos professores capacitados para lidar com eles?, afirmou.
Os temas abordados foram: deficiências físicas, auditivas, visuais, mentais e como trabalhar com alunos super dotados e de altas habilidades. Maria Cecília confirmou que poucas cidades estão preparadas para alunos especiais. ?De 18 municípios, apenas Mirante da Serra, Ouro Preto e Ji-Paraná têm departamento responsável por alunos especiais. É pouco para um programa federal?.
A Semed deverá implantar, no próximo ano, trabalhos voltados para a superdotação e altas habilidades. De acordo com Cecília, o núcleo de altas habilidades é um projeto do secretário de Educação Luiz Fernando Serighelli. ?Com a capacitação de professores que foi realizada, será possível fazer um bom trabalho com nossos estudantes super dotados?, finalizou.
...