Atletas de Ji-Paraná integram seleção brasileira de Karatê
Os atletas de Ji-Paraná da Impacto Academia, Aila Benita - categoria 07 e 08 anos de faixa verde a preta, Cecília Lara, categoria 09 e 10 anos de faixa verde a roxa e Eder Medina no adulto faixa marrom e preta, conquistaram na última terça-feira (2) durante a realização do Pré-Pan as vagas para integrar a seleção brasileira de karatê que irá disputar a partir de hoje (4) o Campeonato Pan-americano Open International Championships Wuko, que será realizado até o próximo dia 6 deste mês em São Paulo.
Pan-americano é considerado uma das maiores competições de karatê do mundo, sendo organizado em conjunto pela World Union of Karate-Do Organizations (Wuko) e Confederação Brasileira de Karatê Interestilos (CBKI), com a participação de mais de 800 atletas de 30 federações, oriundas de 23 países do mundo.
Somente do continente americano, serão atletas de 11 países, filiados a 13 federações distintas. Venezuela e Argentina, por exemplo, estão inscritas com duas entidades cada uma. Da Venezuela, são 63, e da Argentina, 53 competidores. Já da África do Sul, serão 142 atletas de cinco federações diferentes. ?É um evento de qualidade internacional?, afirmou Osvaldo Messias de Oliveira, presidente da CBKI.
A competição, que será realizada no Ginásio do Ibirapuera, reune atletas de ambos os sexos, desde as categorias infantis (a partir de 5 anos), passando pelas adultas e chegando as seniores (até 60 anos).
Os atletas estão distribuídos em 180 categorias de katá e kumitê, nas modalidades individual e por equipe, e divididos por peso, idade, sexo e faixa.
O katá é uma apresentação tradicional de técnicas e formas de ataque e defesa pré-determinadas do karatê. Na categoria individual, participarão até 8 atletas por federação e categoria; já na coletiva, cada país inscreve apenas uma equipe de cada estilo de karatê. No kumitê (luta) participam até 08 atletas por federação nas categorias individuais, cada país pode inscrever uma equipe com 3 integrantes no estilo coletivo.
?Serão mais de 200 pessoas, entre árbitros e pessoal da organização?, confirmou Osvaldo Messias. O presidente da CBKI ressaltou que a competição relembra a grandeza da 2ª Copa Brasil Internacional de Karatê Interestilos, realizada em 1997, que entrou para a edição do Guiness Book, o livro dos recordes, como a competição de karatê que reuniu o maior número de participantes até então. Na ocasião, cerca de 1982 atletas disputaram cerca de 1756 lutas dos mais diferentes estilos de karatê.
...