Fundação Cultural exibe filme regional em Nova Londrina
O longa ?Fronteira das Almas?, de Hermano Penna, que abriu o Festival Só Curta de 2010, será exibido hoje (25) no distrito ji-paranaense de Nova Londrina, às 20 horas, numa parceria entre a Fundação Cultural de Ji-Paraná, através do Setor de Artes Cênicas, e a Escola Cel. Jorge Teixeira de Oliveira.
O filme é um relato sensível da vida dos pioneiros do município de Ji-Paraná, inseridos num contexto histórico que encaixa aquele momento nos episódios da colonização amazônica, quando, a partir da década de 70, pessoas de diferentes regiões brasileiras ocuparam e transformaram a região norte do Brasil.
?Fronteira das Almas? foi filmado na região de Nova Londrina, em 1986, e muitos dos que estarão presentes na exibição participaram ou acompanharam o set de filmagem. Paulo Sérgio Dutra, professor universitário, conta que, na época, estudava na zona rural, e ?o ônibus da escola parou um dia para ver um momento da gravação. Foi muito interessante para todos nós?. Sérgio Milani, empresário na área de cinema, diz que ?eles filmavam e depois vinham ao cinema ver como ficou a qualidade da cena. Algumas eles consideravam prontas, outras decidiam refilmar?.
Para Carlos Reis, coordenador do evento, ?mais que a exibição de um filme, levar Fronteira das Almas a Nova Londrina é proporcionar um reencontro da comunidade com a sua própria história. Tanto por ter sido local de filmagem, quanto pelo processo de colonização amazônica enfocado no filme de Hermano?. O filme é hoje considerado patrimônio histórico e cultural do município de Ji-Paraná.
...