CENSO 2010: com população menor, Alvorada e Urupá perdem recursos
Dos 52 municípios de Rondônia, Urupá e Alvorada do Oeste tiveram redução do número de habitantes, segundo Censo 2010 feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada nesta segunda-feira (29), sobre a quantidade populacional oficial dos Municípios brasileiros.
Com a redução da população, os municípios perderão coeficientes do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) para o ano de 2011, calculado pelo Tribunal de Contas da União (TCU). De acordo com o presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, pelo menos 176 Municípios brasileiros estão nesse quadro e perderão coeficientes.
No entanto, houve uma redução de 153 no total de Municípios que perderam população. Pela primeira estimativa, 329 haviam perdido população e perderiam recursos. Os Estados que têm mais número de perdas são: Bahia, São Paulo e Rio Grande do Sul, com 41, 26 e 13 Municípios cada.
A partir da primeira estimativa divulgada pelo IBGE, os municípios receberam um prazo de 20 dias para ingressar com recursos contra os números do Censo 2010. A CNM orientou os Municípios como deveriam ingressar com o pedido de revisão.
MUNICÍPIOS QUE GANHAM - Em Rondônia, 43 municípios mantiveram o índice populacional do censo 2000 e apenas seis tiveram aumentaram do número de habitantes. Com 6.536 habitantes, Cujubim teve aumento de 142,9% em sua população e se destaca entre os municípios do país que terão ganho do coeficiente de Participação.
Em relação ao FPM, 378 Municípios terão ganho de coeficientes e 4.983 se manterão no mesmo coeficiente atual. O Estado com o maior número absoluto de municípios ganhadores é o Maranhão, com 49. Seguido do Pará e Pernambuco, com 39 e 25 Municípios.
...