Confúcio ouve prefeitos
As principais dificuldades que afligem as administrações municipais de Rondônia serão enfrentadas em parceria com o Estado. Questões ligadas à prestação dos serviços de saúde e educação e convênios, por exemplo, foram discutidas durante o primeiro contato oficial entre os prefeitos e o governador eleito Confúcio Moura (PMDB), durante assembleia extraordinária da Associação Rondoniense de Municípios ? AROM que aconteceu nesta terça-feira (30), em Porto Velho.
Aos prefeitos, Confúcio fez discurso municipalista, reconhecendo as deficiências ocorrentes no serviço público municipal, em razão das atribuições impostas pelo governo federal e a escassez de recursos para custear inúmeros programas. Para ele, o entendimento com os municípios lhe possibilita traçar um perfil de desenvolvimento do estado de Rondônia. Após ver a pauta reivindicatória da AROM, o governador declarou todos os itens apresentados serão atendidos em sua administração.
O presidente da AROM e prefeito de Alvorada do Oeste, Laerte Gomes, ressaltou ao governador eleito que a entidade está aberta a parcerias para resolver as demandas coletivas de melhorias aos cidadãos rondonienses. Ele explicou que, para sanar os problemas que surpreendem as prefeituras, como o surto de doenças, só uma parceria viável com o governo do estado pode tirar as prefeituras do sufoco, visto que, os municípios têm de oferecer atendimento, remédios e manutenção de hospitais.
Na assembleia, a Diretoria da associação colocou em discussão a proposta de reestruturação da AROM e também a apresentou a prestação de contas do exercício 2010 (Janeiro à Outubro). Os mais de 40 prefeitos assistiram a palestra sobre a Lei Geral, com o consultor da CNM ? Confederação Nacional de Municípios, Sr. Augusto Braun. O presidente da CNM, Paulo Ziukosk foi representado pelo diretor executivo, Jeconias Junior.
...