Pro Jovem encerrará suas atividades
Termina no próximo dia 18 de dezembro, as atividades da primeira turma do Pro Jovem em Ji-Paraná. Com quase mil alunos cursando o programa e capacitação profissional mínima, a comunidade envolvida tem dado mostras que comprovam a eficácia do programa em seu objetivo principal: preparar o jovem para que ele possa adentrar no mercado de trabalho com noções básicas sobre seu cargo.
Iniciado no município em julho deste ano, o Pro Jovem é um programa do Ministério do Trabalho, administrado pelo município, através da Semas (Secretária Municipal de Ação Social), que também garante um repasse para a realização do projeto em Ji-Paraná.
Sônia Reigota, Secretária de Ação Social da cidade disse que o Pro Jovem não é um curso técnico, mas sim uma capacitação social do jovem matriculado. ?Os cursos não são profissionalizantes, mas mesmo assim, são muito úteis porque oferecem oportunidades desses jovens se ambientarem com o ambiente de trabalho?, disse a responsável pela Semas.
As aulas do Pro Jovem são divididas em nove Arcos de Ocupação (Administração, Agroextrativismo, Alimentação, Beleza e Estética, Construção e Reparos, Saúde, Telemática, Turismo e Hospitalidade - Vestuário), que além de ter fornecido uma capacitação geral sobre como se portar na profissão, foram ministradas aulas nos últimos 3 meses de curso que davam noções práticas sobre cada arco.
?Para o período de aulas práticas foram alugados os lugares próprios para cada curso. Alugou-se salões para simular o ambiente profissional de um cabeleireiro, um ateliê para a capacitação em costura, entre outros?, explicou Sônia Reigota. Clésio Marcos, professor do Pro Jovem, contou que o aluno estará pronto para ser um auxiliar na carreira em que escolheu ?Aqui são passadas noções básicas de convivência em ambiente profissional, buscando preparar esse jovem. Essa capacitação básica servirá como primeiro passo para essa população seguir em sua carreira?, comentou o professor.
POPULARIDADE - Com grande adesão entre a comunidade, não são incomuns os relatos de alunos que viram no curso de capacitação uma chance de conseguir o primeiro passo em uma carreira profissional. Joice Falcão, aluna do arco de Saúde, disse que o curso tem atendido suas expectativas, já que considera que as aulas fazem diferença na sua preparação. ?Aprendi muito, principalmente na parte específica do meu curso. Mas estamos cientes de que é apenas o primeiro passo na carreira de um profissional?, contou Joice.
...