Voos lotados: com poucas opções em companhias, Ji-Paraná tem voos lotados diariamente
> Agências de viagens recomendam que se comprem as passagens com dois meses de antecedência.
Todo final do ano a procura por passagens e vagas em hotéis é muito acima do registrado durante o ano. Os motivos para essa fila de espera já são bem conhecidos da população, das agências de turismo e das empresas de transporte: a alta-temporada. Motivos como as férias, benefícios salariais e as festas de fim de ano, estimulam um grande fluxo de pessoas viajando pelo país.
Em Ji-Paraná, uma cidade com grande população de migrantes vindos do sul do país, existe um inchaço no número de pessoas a procura de passagens. A equipe do CP constatou que, devido ao aumento de viagens de fim de ano, para se conseguir um bilhete aéreo com embarque no Aeroporto José Coleto, além de pagar caro, será necessário paciência e sorte.
Tomando como exemplo o trecho Ji-Paraná ? São Paulo, os preços da passagem comprada com antecedência de dois meses (período recomendado por todas as agências contatadas), o valor é de 490 reais, já uma passagem comprada com uma antecedência de uma semana, o cliente terá que desembolsar R$ 810 reais, um aumento de quase 100%.
Esses preços se mantiveram em todas as agências ouvidas, isso porque existe uma tabela disponibilizada pelas empresas, o que causa apenas pequenas variações entre os valores das agências. Outra dificuldade existente é a impossibilidade de embarques imediato graças aos voos lotados. Segundo a funcionária de uma agência de viagens da cidade, esses transtornos só atrapalham as viagens daqueles que precisam viajar por alguma urgência. ?O passageiro que programa uma viagem de férias já sabe que deve comprar com antecedência para pagar mais barato e conseguir vagas em hotéis?, explicou a agente de viagens.
OUTRAS SAÌDAS - Uma alternativa que pode beneficiar os viajantes ji-paranaenses é viajar com bilhetes que saiam de Porto Velho, já que o aeroporto da capital rondoniense é de grande porte e oferece maior quantidade de voos para fora do Estado.
Segundo os agentes de viagens consultados, um detalhe importante que deve ser observado é que existem cinco tipos de tarifas em cada voo, divididas pelo valor. As mais baratas acabam sendo vendidas primeiro, conforme o tempo vai passando, os lotes de passagens mais em conta vão sendo vendido, restando para o final, apenas os bilhetes com tarifas mais altas.
Esta prática acaba dando a oportunidade de alguém que necessita de passagens em cima da hora de conseguir um bilhete mais barato caso haja a desistência de algum outro passageiro dono de um assento mais barato. ?Essa divisão na tarifa acaba dando a chance para aqueles passageiros que pesquisaram mais cuidadosamente conseguir um bilhete de última hora?, informou uma agente de viagem. ?O importante é conseguir um agente que esteja sabendo da sua rota e que possa achar os melhores trechos. A agência de viagens serve para facilitar a vida do passageiro?, finalizou.
...