Pro Jovem encerra trabalhos em São Francisco
(Da Redação) No ultimo fim de semana integrantes do Pro Jovem de São Francisco do Guaporé se reuniram e através de uma avaliação fizeram o fechamento dos trabalhos realizados em 2010. O encontro aconteceu nas dependias de um clube e após varias brincadeiras os jovens e adolescentes descreveram a importância desse grupo.
Neile Anne Coordenadora do PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil) e pedagoga do Projovem falou da integração do grupo e lembrou dos passeios e atividades realizadas pela equipe. A coordenadora enfatizou a colaboração da secretária municipal de trabalho e ação social, Lucia Camargo, que acompanha os trabalhos do Pro Jovem e colabora oferecendo condições para o andamento do programa.
Lançando em São Francisco em Junho de 2010, o programa vem associando lazer ao conhecimento. Lucia Camargo informou que o Projovem e um Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Adolescentes e Jovens de 15 a 17 anos e tem por foco o fortalecimento da convivência familiar e comunitária, o retorno dos adolescentes à escola e sua permanência no sistema de ensino. Isso é feito por meio do desenvolvimento de atividades que estimulem a convivência social, a participação cidadã e uma formação geral para o mundo do trabalho.
Os jovens são organizados em grupos, denominados coletivos, compostos por no mínimo 15 e no máximo 30 jovens. O coletivo é acompanhado por um orientador social e supervisionado por um profissional de nível superior e também encarregado de atender as famílias dos jovens, por meio do PAIF (Serviço de Proteção e Atendimento Integral).
O encontro terminou com as felicitações de fim de ano e a revelação do amigo secreto da turma que já se comprometeu em participar do programa no próximo ano .
...