Friagem atingirá Rondônia em pleno mês de dezembro
Técnicos do CPTEC/INPE alerta a população para uma nova frente de friagem que atingirá o Estado de Rondônia ainda neste mês. Para quem não acreditava mais que 2010 teria friagens, a atual situação sinótica agora da atmosfera mostra o contrário. Um sistema frontal (frente fria) bastante intenso e organizado, que no final de semana provocou precipitações em 24 horas de até 200 mm no Rio Grande do Sul, passa agora pelo Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul já influenciando também as condições meteorológicas no sul e oeste de Mato Grosso.
Esta frente é especial e vem precedida de grande carga de umidade e uma massa de ar polar, de forte intensidade para o mês de dezembro. Para se ter uma ideia, no último domingo (12), às 7 horas fazia 24,1°C em Vila Bela da Santíssima Trindade, contra 15,2°C observados no mesmo horário em uma estação automática do INMET.
Em Mato Grosso, as regiões de Cáceres e Pontes e Lacerda já estão sofrendo as influencias do ar polar onde chove e venta muito forte. A previsão dos modelos numéricos é de que ontem (13) o tempo fecharia na maior parte de Rondônia podendo ocorrer fortes temporais, principalmente à tarde no centro e sul do Estado, fato que ocorreu em Ji-Paraná, onde uma forte chuva, segunda de vetos, caiu no município. O volume de chuva resultou em alagamentos expressivos e houve vendavais até as regiões de Guajará-Mirim, Ariquemes e Porto Velho.
Nas demais cidades também deverá esfriar um pouco, com mínimas na próxima madrugada entre 17°C e 19°C. Na metade da semana o tempo já melhora e volta a esquentar bastante. Esta será a décima segunda friagem de 2010 em Rondônia, de acordo com dados do CPTEC/INPE, que contém todo o embasamento cientifico para se qualificar e quantificar um evento de friagem e não de institutos locais que contam ao dedo.
...