São Francisco busca regulamentação no IBGE
(Da Redação) São Francisco do Guaporé, desde sua criação, vem sendo destacada por varias entidades que através de estudos exploram as ótimas condições climáticas, geográficas e vários pontos turísticos oferecidos pelas belezas dos rios do município. A prefeitura municipal através da Sematur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo) vem acompanhando esses trabalhos e assessorando as equipes que buscam apoio do órgão.
Recentemente, o prefeito Jairo Borges de Farias (PR), nomeou Emerson Nizza para o Sematur, que após realizar uma pesquisa minuciosa sobre as divisas territoriais do município, acabou descobrindo uma falha no território geográfico do município.
O secretário se reuniu com Paulo Henrique Shroder, analista do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e informou que o município foi criado no ano de 1995 com o território geográfico de 10.918,42 km2, sendo que ate os dias de hoje, 15 anos após a criação, nos dados do IBGE contam apenas 4.747 km2, acarretando um prejuízo na arrecadação de ICMS ( Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços), fator extensão territorial do município.
Segundo Emerson, ao procurar a SEFIN (Secretaria Estadual de Finanças) foi informado que a situação deve ser regularizada para o aumento do repasse. O secretário disse ainda que já protocolou oficio do assunto no mês de agosto e ainda aguarda resposta. Apos ouvir o pedido do secretario, o analista do IBGE se comprometeu em tomar as devidas providencias com os órgãos responsáveis e no prazo máximo de 30 dias, resolver o impasse.
O prefeito Jairo Borges falou da necessidade do aumento de arrecadação, tendo em vista que o município esta numa faze de crescimento e como consequência, a geração de novas despesas. ?Estamos aguardando a regularização e disponibiliza de recursos para colaborar com o trabalho?, finalizou o prefeito.
...