Unir tem projeto aprovado junto ao MEC
A Universidade Federal de Rondônia (Unir) foi uma das 36 instituições federais de ensino superior (Ifes) contempladas no âmbito do Programa Igualdade de Oportunidade e Direito à Universidade (Programa Incluir), edição 2008, das Secretarias de Educação Especial (SEESP) e de Educação Superior (SESu), do Ministério da Educação (MEC). O resultado foi divulgado na última sexta (27). O projeto ?Ampliação e Estruturação do Centro de Apoio a Pessoas Portadoras de Necessidades Especiais - Capnes? foi aprovado no valor total de R$ 120 mil.
Segundo a diretora da Biblioteca Central da Unir, Mônica Regina Peres, que coordena o projeto, seu objetivo é ampliar e reestruturar o Centro de Apoio a Pessoas Portadoras de Necessidades Especiais (Capnes), que foi inaugurado neste ano com recursos do edital de 2007 do Programa Incluir. Mônica explica que com a criação do Capnes um importante passo foi dado na Unir no sentido de criar ações que assegurem às pessoas portadoras de necessidades especiais (PNE?s) o direito de freqüentar com igualdade e equidade o ensino superior.
Com a aprovação do projeto, ela diz que será possível adequar as instalações da Biblioteca Central, como por exemplo, ampliar as portas para facilitar o acesso de cadeirantes e daqueles que têm dificuldades motoras. Outros pontos importantes que do projeto são a instalação de um elevador interno e a troca do calçamento da entrada da Biblioteca Central para piso tátil.
Mônica explica que o projeto prevê também a realização de seminários para capacitar e sensibilizar docentes e técnicos da Unir para que saibam como atender as necessidades educativas dos PNE?s e propiciar-lhes atendimento adequado nas dependências das bibliotecas e unidades acadêmicas da universidade e seus Campi. Também serão adquiridos equipamentos para acessibilidade como impressora braille, máquina de escrever braille, lupa eletrônica, amplificador sonoro etc.
...