Professor da Unir tem projeto aprovado no CNPq
(Da Redação) O professor Josenildo de Souza e Silva, do Departamento de Engenharia de Pesca e Aquicultura, da extensão do Campus da Unir (Universidade Federal de Rondônia), de Cacoal em Presidente Médici, teve o projeto ?Pirarucu - Gente? aprovado pelo Edital nº 58/2010, do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. O edital destina-se à seleção pública de propostas, pesquisa científica e extensão tecnológica para Agricultura Familiar no âmbito da Pnater (Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural).
O professor Josenildo explica que a proposta aprovada consiste em um projeto de pesquisa-ação participativa focado na Ater (Assistência Técnica e Extensão Rural) para formação de agricultores, pescadores e ribeirinhos. ?Pretendemos promover a autonomia e gestão participativa dos empreendimentos de produção, beneficiamento, comercialização solidária e de suas organizações representativas?, afirma Silva.
A investigação propõe analisar coletivamente a conjuntura socioambiental, produtiva e mercantil dos grupos, resgatar o processo histórico organizacional, construir compartilhadamente um projeto de Ater respaldado pela abordagem da alternância com formação processual dos envolvidos, estabelecendo etapas teóricas conceituais, exemplos demonstrativos, estudo de casos e práticas de atuação na resolução dos clamores emergentes locais.
A ação da pesquisa, segundo o professor Josenildo, baseia-se na identificação de demandas das organizações representativas dos agricultores, pescadores e ribeirinhos identificadas nas oficinas do Território Central da Cidadania e de diagnóstico rural participativo. ?Dentre os problemas mais emergentes, identificamos a deficiente Ater, necessidade de formação agroecológica e ausência de pesquisa envolvendo esses contextos populares?, conclui.
A proposta foi aprovada no valor total de R$ 122 mil e prevê a aquisição de equipamentos para apoio à pesquisa e extensão, oficinas participativas, capacitação de pescadores, aquicultores e agricultores, além da concessão de bolsas nas modalidades de apoio técnico em extensão (uma bolsa), desenvolvimento tecnológico e industrial (uma bolsa) e iniciação ao extensionismo (sete bolsas).
O professor Josenildo é doutorando em Agroecología, Sociología y Desarrollo Sutenible pela Universidade de Córdoba, na Espanha. É mestre em Administração Rural e Comunicação Rural pela Universidade Federal Rural de Pernambuco....