Goe realiza curso de rapel tático
(Da Redação) A nova equipe da Goe (Grupo de Operações Especiais) do 2º BPM em Ji-Paraná, terminou na última segunda-feira (20), a série de treinamentos de combate urbano. A última atividade prática foi o rapel tático avançado, ministrado pelo Tenente Coronel Bittencourt. Aproximadamente 15 dos 26 policiais do Grupo de Operações especiais do 2º Batalhão participaram do treinamento. Eles aperfeiçoaram o trabalho com as técnicas de rapel e invasão a locais altos e fechados.
Durante o treinamento colocaram em prática o que estão aprendendo desde o dia 6 de dezembro. Os novos integrantes do GOE em Ji-Paraná, estudaram sobre resgate em altura, direitos humanos, técnica de gerenciamento de crise, uso de algema e outras imobilizações, abordagem tática e resgate de reféns em ambientes confinados com e sem luminosidade.
Durante o treinamento foram repassadas técnicas de rapel frontal, descida invertida e outras maneiras de descida com cordas e também resgate de possíveis reféns ou feridos.
Para o novo comandante do GOE, Aspirante Leandro, a partir de agora treinamentos práticos serão realizados com frequência em Ji-Paraná. ?A gente sempre espera não atuar, a gente espera que o policiamento preventivo seja feito, mas se houver necessidade de atuar temos que estar preparados?, disse.
De acordo com o comandante do 2º BPM, Major Paulo Tupan, com o treinamento feito com os policiais do GOE a equipe está preparada para qualquer situação. Como, por exemplo, uma invasão a um apartamento em prédios na cidade. ?Nós queremos treinar o grupo para qualquer tipo de combate, urbano e selva, e nos urbanos a entrada em ambientes de altura, que é o nosso caso agora, assalto a banco, se tiver algum meliante, resgate de refém, perseguição de algum meliante que esteja em fuga, sem que haja a troca de tiros?, explicou.
...