Secretário José Batista deixa Semusa de Ji-Paraná
O secretário de Saúde de Ji-Paraná, José Batista da Silva foi anunciado ontem (27), como secretário-adjunto da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) pelo governador eleito Confúcio Moura. Batista é um dos últimos nomes da lista de Confúcio para compor a equipe que passa a governar Rondônia a partir do próximo dia 1°.
José Batista foi anunciado como secretário-adjunto da Saúde pelo próprio governador em seu blog junto com mais dois nomes que irão compor o governo: Marcelo Henrique de Lima Borges (presidente da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia - IDARON) e Elisafam Batista de Sales como secretário executivo da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia ? EMATER/RO).
REESTRUTURAÇÃO ? Durante a administração de José Batista foi implantado o plano de descentralização do atendimento, tirando várias especializações do HM e direcionando-as às Unidades Básicas de Saúde (UBSs). O processo gerou o desafogamento do atendimento no HM e proporcionou mais comodidade e eficiência no atendimento à população.
Feita a descentralização do atendimento, o HM passou a ser a prioridade do secretário, que impôs um ritmo de trabalho focado na humanização e promoveu reformas estruturais relevantes, como a implantação da ala Geriátrica e a ala Pediátrica, a implantação da Sala de Vacina na Maternidade, a reestruturação do Centro Cirúrgico, a climatização de praticamente todos os setores do hospital, a aquisição de um novo e moderno equipamento de diagnóstico por imagem (raios-x), entre outros.
Com a descentralização dos serviços de saúde ofertados pelo município, veio a necessidade da reestruturação das unidades hospitalares. O Centro de Saúde Padre Romano, ex-L1 Maringá, foi reformado, ampliado e reequipado para funcionar como Pronto-Atendimento 24 horas no Segundo Distrito. Assim também foi feito com a UBS Km 5, que hoje realiza um média de 2 mil atendimentos/mês.
Programas como o PASI, Programa de Assistência à Saúde do Idoso, implantado no município há mais de 10 anos e com 300 idosos assistidos, e o ESF, Estratégia Saúde da Família, com a maior cobertura do programa no Estado, ganharam a atenção e o apoio incondicional de José Batista.
RECURSOS GARANTIDOS - Batista deixa a Semusa com R$ 2 milhões em caixa para a construção de uma Unidade de Pronto-Atendimento (UPA). O recurso foi obtido pelo secretário junto ao Ministério da Saúde por meio de projeto.
?Este dinheiro vai realizar um sonho de nossa administração: deixar o CS Padre Romano melhor estruturado para atender a população do Segundo Distrito?, disse Batista quando da confirmação dos recursos pela União.
O trabalho realizado na saúde de Ji-Paraná ganhou eco em todo o Estado, a ponto de se tornar referência para outros municípios. Para Batista, a dimensão do que foi realizado em Ji-Paraná, por vezes reconhecido na Comissão Intergestora Bipartite (CIB) e em outras instâncias da Saúde rondoniense, foi fator preponderante para que seu nome tenha sido lembrado pelo governador Confúcio para assumir uma vaga de importância estratégica na Sesau.
...