MEGAFONE
SEM PROPAGANDA
Depois da decisão da Câmara de Vereadores, agora foi a vez da ALE-RO, aprovar Lei que proíbe a propaganda eleitoral em muros e fachadas de prédios particulares no território estadual. Após a sanção, ficará vedada em bens imóveis particulares, a veiculação de faixas, placas,cartazes, pinturas ou inscrições, de qualquer tamanho, especialmente em muros e fachadas, estejam em construção ou não, a propaganda que prejudique a higiene e a estética urbana, causando poluição ambiental nos termos do Artigo 3º, inciso III da Lei 6938/81 ou que contravenha a posturas municipais ou qualquer outra restrição de direito, a propaganda eleitoral seja de candidato, partido ou coligação em prédios, muros, painéis , tapumes e outras edificações urbanas.
NOVA FERROVIA
Depois de ter uma ferrovia do Diabo, Rondônia agora poderá ter a Ferrovia Norte Sul, como a Câmara dos Deputados quer, pois já aprovou a MP 427/08, que amplia a extensão da ferrovia Norte-Sul, que prevê a construção de uma ferrovia transcontinental para ligar portos brasileiros no Atlântico a portos peruanos no Pacífico. A MP será votada ainda pelo Senado.
TRANSCONTINENTAL
Inicialmente previsto para ligar Rondônia à ferrovia Norte-Sul, o trecho de Uruaçu (GO) a Vilhena (RO) foi ampliado e transformado na ferrovia Transcontinental, com 4,4 mil quilômetros de extensão. A nova ferrovia começará no litoral norte fluminense, cruzará a Norte-Sul, passará por Porto Velho (RO) e Rio Branco (AC) e encontrará a estrada de ferro peruana na fronteira acreana (Boqueirão da Esperança).
INELEGÍVEIS?
A lei da inelegibilidade poderá ser votada no plenário do Senado amanhã, quarta-feira (9). Pelo texto, tornar-se-ão inelegíveis políticos condenados em primeira instância por crimes eleitorais, corrupção, improbidade administrativa ou que prevêem condenação acima de 10 anos. O projeto de lei também prevê a inelegibilidade para políticos que tenham as contas rejeitadas em qualquer tribunal ? da União, dos estados ou dos municípios.
CANDIDATOS
Apenas duas coligações pediram o registro de suas atas no Fórum Eleitoral de Ji-Paraná, dentro do prazo exigido pela Justiça Eleitoral, sendo assim, Ji-Paraná terá apenas dois candidatos disputando o Palácio Urupá: o atual prefeito, José Bianco (DEM), que tenta a reeleição e o apresentador de TV, Edvaldo Soares (PMDB).
CÂMARA
Para o Poder Legislativo Municipal, foram registradas cinco coligações, que terão um total de 127 candidatos que estarão disputando as 11 cadeiras do Palácio Abel neves. O deferimento ou não dos registros das candidaturas deve ser divulgado ainda esta semana.
...