Começa campanha de vacinação contra a rubéola
A secretaria de Saúde de Ji-Paraná, através da Divisão de Epidemiologia começa amanhã (17), a campanha de vacinação contra a rubéola. A meta no município é alcançar 40.385 pessoas, entre homens e mulheres na faixa etária de 20 á 30 anos. A informação foi prestada pela diretora, Edenite Barroso.
De acordo com Edenite a necessidade da vacinação contra a doença partiu do Ministério da Saúde (MS) depois da descoberta de um caso surgido de um paciente que chegou ao Brasil nos últimos meses. A rubéola é uma doença imunoprevisível de transmissão respiratória. A infecção é causada pelo vírus que freqüentemente, produz manifestações discretas ou ausentes (assintomática). A doença, geralmente tem evolução benigna, e é mais comum em crianças, mais pode afetar também os adultos não imunes. Durante a gravidez, a infecção pelo vírus da Rubéola pode resultar em aborto, parto prematuro e más-formações congênitas. A Rubéola só ocorre uma vez na vida.
CAMPANHA - Antes mesmo do início da campanha, segundo Edenite Barroso ontem a vacinação já estava presente nas unidades de saúde. Para alcançar a meta de 40.385 pessoas a secretária com o apoio de vários órgãos estará percorrendo todas as residências. "É extremamente importante que as pessoas entre 20 e 39 anos tomem essa vacina", afirmou.
GRÁVIDAS - Segundo ainda a Divisão de Epidemiologia ficam impossibilitadas de tomar a vacina mulheres que estejam grávidas. Ainda no caso das mulheres, após a vacinação a mulher precisa evitar a gravidez no período de 90 dias.
...