Seduc no Fórum de Gestores da Educação Profissional
O gerente da Educação Profissional da Secretaria de Estado da Educação (Gepro/Seduc), professor José Carlos Paim, participou na última semana da 2ª Reunião Ordinária do Fórum Nacional de Gestores Estaduais de Educação Profissional, promovida pelo Ministério da Educação (MEC), em Brasília. O evento, que consistiu em uma articulação entre os gestores estaduais que trabalham com Educação Profissional e Tecnológica, teve por objetivo difundir e fortalecer as ações das políticas da Educação Profissional e Tecnológica no âmbito estadual e nacional.
Segundo Paim, na ocasião foram debatidas questões, como o catálogo nacional de cursos técnicos, Cadastro Nacional de Cursos Técnicos, Proeja, e-tec Brasil (Escola Técnica Aberta do Brasil), Fundo de Desenvolvimento do Ensino Profissional e Qualificação do Trabalhador (Fundep) e a formação de docentes na área. Ainda foi apresentado o relato das experiências dos Estados que concluíram a etapa inicial do Programa Brasil Profissionalizado.
?O Fundep tem como objetivo gerar emprego e renda, combater a pobreza e as desigualdades sociais e regionais. Descentralização regional, elevação da produtividade, qualificação e competitividade do setor produtivo, são outros objetivos do projeto. Creio que precisamos de incentivo não só para acabar com o analfabetismo social e digital, mas também para termos uma vida segura de trabalho. Emprego temos hoje, mas falta mão de obra qualificada?, afirmou Paim.
A meta do MEC é investir R$ 900 milhões nos próximos quatro anos na construção, ampliação ou reforma de escolas públicas de ensino médio e profissional, por meio do Brasil Profissionalizado. Esses recursos podem ser utilizados, ainda, na aquisição de mobiliário, equipamentos, laboratórios e na formação de professores na área de ciências (física, química, matemática e biologia).
...