Detran de Rondônia realiza campanha educativa
Educadores de trânsito do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/RO) participam de uma campanha para conscientizar os motoristas sobre os riscos de dirigir após ingerir bebida alcoólica. A ação está sendo realizada desde a última quinta-feira (10) e segue até o próximo domingo (13) dentro da programação do Carnaval Fora de Época, promovida pelo Maria Fumaça, na Avenida Governador Jorge Teixeira.
De acordo com o Coordenador de Educação de Trânsito do Detran/RO, Túlio Rogério de Souza, o objetivo da campanha é alertar os brincantes com relação a nova lei seca e a conscientização da população, informando os motoristas sobre as conseqüências de dirigir após ingerir bebida alcoólica.
Na Avenida Jorge Teixeira e dentro do bloco Maria Fumaça, os educadores de trânsito vem realizando orientação educacional de como proceder no trânsito e distribuindo panfletos, adesivos com o dizer ?No trânsito a lei é tolerância zero?, camisetas e bonés com o tema da campanha sendo a sequência do Carnaval do início do ano: "Fique Vivo. Se alguém convidar você para beber e dirigir, pede pra sair".
Desde que a nova ordem do Conselho Nacional de Trânsito (Contram) foi publicada no mês de junho, tornando mais rigorosas as punições para quem for flagrado dirigindo após ingerir bebida alcoólica, o Detran tem procurado orientar os usuários do trânsito.
O diretor geral do Detran, Elenilton Eler, disse que a preocupação do Detran com o aumento no número de acidentes é uma constante, e que o órgão, irá investir pesado durante todo o ano, em ações educativas, com o intuito de diminuir esses índices. No ano de 2007, foram registrados 364 acidentes com vítimas fatais (mortes) no trânsito em todo o Estado e 108 em Porto Velho. A tentativa é de conscientizar o condutor, de que ele pode ser mais uma vítima do trânsito. ? Não podemos deixar a responsabilidade em casa, e ir pra folia. O mau motorista está colocando em risco a sua vida e a de outras pessoas," completa, Elenilton Eler.
...