Desmatamento em Rondônia é reduzido
Ações constantes do Governo Estadual no meio ambiente reduzem o desmatamento ano a ano em Rondônia. De acordo com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), o Estado vem tendo redução considerável desde 2004. No ano de 2003 a 2004 teve redução de; 1,9%; 2004 a 2005; 11% ; 2005 a 2006; 16% e 2006 a 2007; 14%, que no total significa 14.308,441 não desmatados.
Para o secretário da Sedam, Cletho Brito as conquistas no Estado se dão pela intensiva de fiscalização do governo de Rondônia para combater os ilícitos, porém pelo tamanho territorial, Brito diz que ainda é preciso ser feito diversas ações para atender a demanda. "Estamos fazendo várias parcerias para aumentar nossas ações de proteção ao meio ambiente, sabemos que ainda é pouco pois o Estado possui área 5 vezes e meia maior que o Rio de Janeiro e necessita de muitos recursos e esforços adicionais"
No momento a Secretaria Ambiental realiza a operação Pacarana que combate à retirada de madeira de terras indígenas e nos municípios de Pimenta Bueno, Cacoal, Espigão D'oeste. A operação apreendeu cerca de 5 mil metros cúbicos de madeira em tora e 674, 9600 m³ serrada.
Outra efetiva realizada pelo o órgão estadual é a campanha contra as queimadas que pretende conscientizar a população sobre os males da queima, causa responsável também pelas mudanças climáticas e o desmatamento na Amazônia.
A gerente de educação ambiental da Sedam, Kátia Casula, fala que o órgão ambiental quer massificar a conscientização e orientação sobre os males que o fogo pode causar a saúde da população e ao meio ambiente. "Primeiro vamos conscientizar as pessoas para não queimar porque quando houver a intensiva de fiscalização da Secretaria, na segunda fase da campanha contra as queimadas, todos estarão cientes dos procedimentos corretos quanto ao uso adequado do fogo", disse a gerente.
...