Seduc reúne educadores para tratar de parâmetros curriculares
Ao abrir a Reunião Técnica para Estudo dos Parâmetros Curriculares Nacional do Ensino Médio (PCNEM) na última terça-feira (15), no Rondon Palace Hotel, o secretário estadual da Educação, professor Edinaldo Lustoza lembrou mais uma vez a excelente posição ostentada por Rondônia no Índice de Desenvolvimento do Ensino Básico (Ideb) 2007, onde o Estado aparece com um índice bem mais elevado do que a meta que deveria ser alcançada somente em 2009. ?Alguém fez com que o índice fosse para esse nível, o que sem sombra de dúvida é fruto do trabalho de todos vocês e de toda a equipe de Educação do Estado de Rondônia?, declarou o secretário.
Lustoza lembrou ainda o esforço do governo do Estado que, por meio da Seduc tem trazido os profissionais da educação para Porto Velho, investindo maciçamente em qualificação profissional e em todas as áreas de atuação da secretaria. ?Esta é uma exigência do próprio governador, que quer uma educação de qualidade aqui no Estado de Rondônia?, concluiu o secretário. Da mesa de abertura dos trabalhos, além do secretário, participaram também Sônia Casemiro, gerente de Educação/Seduc, Eraldo Barbosa Teixeira, gerente de Controle Interno, Irany de Oliveira Moraes, representante de ensino de Porto Velho e Aparecida Meireles, subgerente do Ensino Médio.
O curso tem por objetivo estabelecer estratégias de estudo para a as representações de ensino, de documentos oficializados pelo MEC, relacionados aos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. O evento é o ponto de partida para que a Secretaria Estadual de Educação possa promover a construção coletiva dos referenciais do Ensino Médio no Estado de Rondônia, iniciativa de grande importância para nortear as atividades docentes, tendo em vista os objetivos nacionais e as adaptações necessárias às peculiaridades e interesses regionais.
A professora Sônia Casemiro observa com entusiasmo o fato de a secretaria estar retomando o trabalho de estudo dos parâmetros. ?É preciso que vocês estudem os parâmetros, para que possamos dar continuidade à construção do currículo do Estado e que os participantes do curso se transformem em multiplicadores, repassando o conteúdo para nossos professores e ao mesmo tempo ouvindo as bases, que são esses mestres que estão em sala de aula? ? enfatiza a gerente de Educação.
O encontro prossegue amanhã (17), reunindo educadores de todo o Estado. Participam do curso nesta abertura, 33 coordenadores pedagógicos e 33 coordenadores do Ensino Médio. Amanhã, 16, e na quinta-feira será a vez dos coordenadores do Ensino Fundamental. Já a participação dos coordenadores pedagógicos será nos três dias de curso.
...