Programa Territórios da Cidadania termina análise de projetos em JI
> Foram criados projetos que atendem as necessidades de cada comunidade
Foi concluída ontem (16) mais uma etapa de implantação de projetos do programa Territórios da Cidadania em Ji-Paraná. As reuniões foram iniciadas na terça-feira e estiveram presentes membros do colegiado dos 13 municípios componentes do Território Central (TC), que discutiram as contrapropostas enviadas pelo Governo Federal.
Nas reuniões anteriores do TC, os representantes das cidades criaram projetos que atendem as necessidades de cada comunidade, desde farmácias populares até bibliotecas itinerantes. ?Os projetos eram feitos nos gabinetes em Brasília e vinham para a população sem conhecer seus reais anseios. O colegiado traz os pedidos da população em forma de projetos e os Ministérios os adéquam de acordo com suas possibilidades de realização?, explicou o secretário de Governo Rui Vieira.
Segundo o coordenador do TC, João Vilmar, o colegiado agiu de forma correta na montagem das propostas. ?A verba inicial destinada ao Território Central era de R$ 124 milhões. Depois de analisar os projetos enviados, os ministérios entenderam que este montante deveria ser maior, e agora dispomos de R$ 138,7 milhões para realizarmos os planos de ação?, assegurou.
A matriz de planos de ação foi montada no dia cinco de junho, enviada para o Governo Federal e, após passar por análise dos ministros, voltou para o colegiado do TC, que analisou as modificações feitas e, através de vídeos com explicações de sete ministros, recebeu instruções de como realizar os projetos da melhor forma possível. Até o fechamento desta matéria, ainda não havia sido decidida a data de início de execução dos projetos.
...