MEGAFONE
AGROECOLOGIA
De 31 de julho a três de agosto será realizado o I Encontro Estadual de Agroecologia de Rondônia, que acontecerá na cidade de Ouro Preto d´Oeste e espera um público de 320 pessoas, entre produtores rurais, técnicos em agronomia, estudantes, professores e pesquisadores envolvidos com as causas agro ambientais em todo o Estado. O objetivo é fortalecer e articular as iniciativas de produção agroecológica do Estado.
DIREITOS HUMANOS
A II Conferência Estadual de Direitos Humanos acontece nos dias 10 e 11 de setembro, com o tema ?Democracia, Desenvolvimento e Direitos Humanos: Superando as dificuldades?, com discussão sobre a revisão e atualização do Programa Nacional de Direitos Humanos (PNDH). Na conferência serão escolhidos 17 delegados que participarão da Conferência Nacional, em dezembro, em Brasília.
ATO CÍVICO
A OAB-RO lançará dia 18 de agosto, simultaneamente, em Porto Velho e nas 14 Subseções do interior, com apoio do TRE, Arquidiocese de Porto Velho e várias outras entidades do movimento social, o ato cívico do Comitê de Combate à Corrupção Eleitoral e pela Ética na Política, quando pretende colher de todos os candidatos a prefeito nesses municípios o termo de compromisso com uma campanha ética e pela retidão na vida pública.
CAMPANHA
O lema da campanha é ?voto não tem preço, tem conseqüência? e tem como focos a realização de palestras e atos públicos, e o aumento da fiscalização através da participação da sociedade, em especial, por meio da mobilização dos professores universitários e secundaristas, estudantes, jornalistas e outras categorias profissionais.
FICHA SUJA
Os ministros do STF terão, ao retornarem do recesso na sexta-feira (01/08), um segundo semestre de julgamentos polêmicos e de grande repercussão política e social. O primeiro assunto com que se defrontarão os ministros do STF será a situação dos candidatos com "ficha suja".
ÚLTIMA INSTÂNCIA
A AMB quer que o tribunal dê poderes aos juízes eleitorais para que políticos que respondem a processos na Justiça sejam impedidos de disputar as eleições. Ministros do STF dizem que a lei das inelegibilidades proíbe apenas a candidatura de políticos condenados em última instância.
...