Correio Popular Notícia




Lei da cadeirinha ainda enfrenta resistência

Data da notícia: 13/09/2011
Foto:

[IMG]http://www.correiopopular.net/LKN/Minhas Imagens/20110914f.jpg[/IMG] (Da Redação) A obrigatoriedade da cadeirinha para o transporte de crianças de até sete anos de idade em veículos completou um ano este mês. Apesar da regulamentação, ainda há, resistência ao uso do equipamento.
De acordo com a Resolução 277 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que regulamenta o transporte de crianças até 10 anos em veículos, os recém-nascidos de até um ano de idade devem ser transportados no bebê-conforto, os menores de 1 a 4 anos, em cadeirinhas; aqueles de 4 a 7 anos e meio, em assentos de elevação com cinto de segurança. A multa por descumprimento é R$ 191,54, e sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação.
No estado de Goiás desde setembro do ano passado foram aplicadas mais de mil multas a motoristas por transportarem crianças de forma irregular, segundo a última estatística do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-GO). No Maranhão foram 215 multas entre janeiro e julho, uma média de uma multa por dia. Para o Detran do estado de Goiás, o índice é pequeno se comparado a outros estados, como São Paulo, onde a média é de 8 multas por dia. Dados do Ministério da Saúde mostram que o trânsito é uma das principais causas de acidentes envolvendo crianças. De acordo com o ministério, no ano de 2009, 792 crianças até nove anos de idade foram atendidas pelos serviços de emergência vítimas de acidentes de trânsito no Brasil. Em 2008 foram registradas 1.206 mortes nessa faixa etária. Segundo a Organização Mundial da Saúde a utilização correta da cadeirinha reduz em 70% a possibilidade de morte em acidente. Com informações do site Agência Brasil.

Fonte:






Noticia vista 1425 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.