MEC descredencia 198 pólos de ensino à distância de Universidade
O Diário Oficial da União publicou no início do mês de setembro, o descredenciamento, pelo Ministério da Educação, de 198 pólos de ensino à distância da Universidade Luterana Brasileira (Ulbra). A instituição mantém ainda 81 pólos em funcionamento.
A assessoria de imprensa da Ulbra informou ao G1 que o anúncio do MEC apenas oficializa um processo iniciado em 2009. Na época, a universidade passava por problemas financeiros e houve troca de gestão.
A nova administração aderiu a um termo de saneamento do ministério. Entre os novos requisitos, segundo a assessoria de imprensa, está a vinculação direta dos pólos de atendimento dos cursos não presenciais às instituições de ensino. Esse é, segundo a Ulbra, o principal motivo para o descredenciamento dos pólos.
Outra razão é que alguns dos locais ficavam a mais de 150 quilômetros da residência dos alunos, o que está fora dos termos exigidos pelo MEC. A partir de 31 de dezembro, prazo dado pelo ministério para o fechamento das turmas e transferência dos alunos matriculados, a Ulbra seguirá presente em todos os Estados brasileiros, com exceção do Acre.
A universidade não informou quantos alunos serão afetados pela decisão. A exigência é que eles sejam transferidos para cursos de outras faculdades. Mas disse que, desde 2010, passou a realizar vestibulares anuais ? antes, eram quatro processos seletivos por ano. Com informações do site Globo.com (G-1).
...