IMMA abre inscrições para quinta turma do Projeto Guaporé em Rondônia
A IMMA (Indústria Metalúrgica e Mecânica da Amazônia), primeira indústria de bens de capital por encomenda da região Norte do Brasil e fruto de uma joint venture entre as empresas Alstom e Bardella, já formou mais de dois mil profissionais desde 2008 por meio do Projeto Guaporé, programa de capacitação que visa a formação de mão de obra local. Para expandir ainda mais sua atuação e benefícios, a IMMA abriu as inscrições para a quinta turma ontem (19).
Nesta edição, estarão disponíveis 150 vagas, sendo 50 para caldeireiros, 40 para soldadores, 20 para mecânicos montadores, 20 para operadores de jato e pintura e 20 para profissionais de oxicorte. Os inscritos devem ser maiores de 18 anos e residentes no Estado de Rondônia
?O projeto, desenvolvido em parceria com o SENAI, formou cerca de 85% dos profissionais das áreas de produção da IMMA, o que representa em torno de 500 pessoas atualmente. Das 120 pessoas formadas pela quarta turma, 100 já foram contratadas?, afirma Gustavo Almeida, gerente de Recursos Humanos da IMMA.
O programa formará profissionais para atuação em alguns dos projetos de infraestrutura mais importantes do Brasil. Além das hidrelétricas Santo Antônio e Jirau, localizadas no rio Madeira, a região Norte do Brasil contará com as usinas de Belo Monte e Teles Pires, além de ser uma base de envio de equipamentos para outros locais da América Latina. A capacidade produtiva da região tende a aumentar ainda mais, abrindo muitas oportunidades aos profissionais locais.
As inscrições para a quinta turma do Projeto Guaporé devem ser realizadas até a próxima quinta-feira (22) na Escola SENAI Padre Marcelo Bertolusso, localizada na Rua 13 de Setembro, 1.678, bairro Areal. Informações pelo telefone 3224-6766.
O processo será composto por prova individual e dinâmicas de grupo. O curso terá duração de três meses. As aulas do projeto são ministradas no SENAI e uma das etapas da capacitação é realizada na Oficina Escola Metal Mecânica da instituição, que foi construída exclusivamente para o desenvolvimento da prática profissional para a indústria. Além da formação técnica, o Projeto Guaporé promove a transferência de cultura e tecnologia industrial. Profissionais da Alstom, da Bardella e da IMMA participam ativamente da capacitação, ministrando aulas e palestras aos alunos.
Sobre a IMMA - Com o objetivo de subsidiar os projetos de hidreletricidade da região Norte do Brasil, por meio do fornecimento de equipamentos hidromecânicos e de levantamento para os empreendimentos deste setor na Amazônia, a Alstom, líder mundial em infraestrutura de energia e transporte, associou-se à Bardella, tradicional empresa nacional de bens de capital com engenharia sob encomenda, para a construção da Indústria Metalúrgica e Mecânica da Amazônia - IMMA. Com investimento de R$ 90 milhões, a obra, entregue em março de 2010, está localizada em Porto Velho, no Estado de Rondônia e tem 235 mil m² de área total e 33 mil m² de área construída. Equipada com máquinas operatrizes, área de caldeiraria, jato de granalha e pintura, a fábrica tem capacidade de levantamento de 130 toneladas e produção de 12 mil toneladas por ano.
...