Correio Popular Notícia




Prefeitura incentiva criação de associação de catadores em Jaru

Data da notícia: 21/09/2011
Foto:

[IMG]http://www.correiopopular.net/LKN/Minhas Imagens/20110921c.jpg[/IMG] (Da Redação) A Prefeitura de Jaru, através das Semma (Secretaria Municipal do Meio Ambiente) e da Semurb (Secretaria Municipal de Obras Urbanas), e em parceria com a empresa Toshiba, promoveu no último sábado (17), no auditório da Unicentro (Faculdade de Educação de Jaru), o 1º Seminário Recicla Jaru. O encontro objetivou, principalmente, fomentar a criação de uma associação de coletores de materiais recicláveis.
O evento teve como objetivo ainda capacitar os catadores informando-os sobre direitos e deveres, além de buscar parcerias junto à população jaruense, principalmente comerciantes, indústrias prestadores de serviços e autoridades locais.
Participaram do Recicla Jaru o prefeito Jean Carlos dos Santos (PMDB), a coordenadora do programa Cata Forte, Flávia da Silva, a presidente da Cooperativa Agro-Ambiental de Rondônia (Cootraron), Evanilce Esteves, a secretária da Semma, Kátia Casula, o secretário da Semurb, Roberto Emanuel a diretora Acadêmica da Unicentro, Marta Rodrigues Dias Ramos, representantes da Toshiba, além de catadores de lixo de vários municípios do Estado.
Durante o evento o prefeito Jean incentivou a criação de uma cooperativa de catadores no município e anunciou que assim que ela estiver legalizada, vai fazer a doação de um caminhão e uma prensa para a entidade. Na oportunidade o Município, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho e Ação Social (Semtas) realizou a entrega de cestas básicas aos catadores de lixo jaruenses.

[B]AVALIAÇÃO [/B]- A coordenadora Flávia, do programa Cata Forte, classificou o seminário com nota 9,5. Segundo ela, os cinco décimos que faltaram na avaliação, se deve ao fato da cidade ainda não contar com catadores formalizados. Estes que serão conquistados, por meio das ações de identificação e cadastramento realizadas pela Semma.
A presidente da Cootraron, Evanilce avaliou como positiva a iniciativa proposta no seminário, ela acredita que a criação de uma associação evitará que os catadores jaruenses caiam nas mãos de atravessadores. ?É importante que eles caminhem com as próprias pernas, eles sabem catar, mas ainda não sabem vender?, ressaltou.
O catador Manoel Servino de Freitas, disse que participar do seminário foi uma satisfação, pois possibilitou mostrar para a sociedade que eles além de limpar a cidade ainda garantem a renda familiar.
A Toshiba, parceira do evento, destacou que como empresa multinacional tem o compromisso de cuidar do meio ambiente, além de destinar corretamente os resíduos sólidos e ainda gerar renda aos catadores de Jaru, estando disposta a abrir novas parcerias com o intuito de preservar a natureza. Com informações da assessoria.


Fonte:






Noticia vista 1350 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.