Correio Popular Notícia




Luta contra o câncer

Data da notícia: 21/09/2011
Foto:

(Josias Brito) Com o propósito de garantir resultados mais precisos no atendimento que é feito as pessoas que buscam os serviços oferecidos na carreta do Hospital de Câncer de Barretos, que deverá atender em Ji-Paraná no mês de outubro, a Comitiva do Bem, que tem a frente a coordenadora do HCB em Ji-Paraná, Silvia Cristina Amâncio Chagas e é formada pelo GAPC (Grupo de Apoio aos Portadores de Câncer de Ji-Paraná), realizou o processo de triagem no período das 8 às 17 horas de ontem (21), com atendimentos que ocorreram no auditório do Hospital Municipal.

[IMG]http://www.correiopopular.net/LKN/Minhas Imagens/20110922d.jpg[/IMG] Silvia Cristina disse que o objetivo do chamado foi para a realização de uma triagem e encaminhamento da população para atendimento na Carreta Oncológica do Hospital de Câncer de Barretos. Pela quarta vez em Ji-Paraná, a Carreta Oncológica realizará este ano 360 atendimentos, permanecendo dois dias no pátio da Semusa (Secretaria Municipal de Saúde), dias 6 e 8 de outubro. Segundo a coordenadora, no último ano foram realizados mais de 200 atendimentos na Carreta e desses, nove foram constatados como câncer de colo de útero, 10 como câncer de pele e 12 de próstata.
?É muito importante que as pessoas se conscientizem da necessidade de diagnosticar o problema logo no início, o que aumenta muito as chances de cura. Estas pessoas que tenham suspeita de alguns desses três tipos de câncer, seja colo de útero, próstata ou pele, serão encaminhadas para atendimento na Carreta?, explicou Silvia, informando ainda que destes 360 atendimentos, 200 são para colo de útero, 80 para pele e 80 para próstata.
A aposentada Maria do Socorro Morais, 63 anos, que já fez tratamento de câncer no hospital em Barretos, destacou a importância da triagem realizada pela equipe do GAPC e da vinda da Carreta oncológica para Ji-Paraná. ?Na realidade, você não sabe o tamanho da importância que esses atendimentos, através dessa carreta, faz para ajudar todos nós, que residimos numa região que mesmo com esforço de nossos governantes, temos dificuldades em obter tratamento de algumas doenças, como é o caso do câncer e a vinda do hospital móvel tem nos ajudado e muito a combater esta doença?, enfatizou Maria do Socorro.
Todo o trabalho realizado em Ji-Paraná pela Carreta Oncológica acontece em parceria entre o Grupo de Apoio aos Portadores de Câncer de Ji-Paraná e a Secretaria Municipal de Saúde.

[B]CARRETA ONCOLÓGICA [/B]- A Carreta de Prevenção do Câncer da Fundação Pio XII de Barretos, estará em Ji-Paraná nos dias 6 a 8 de outubro para realizar os exames de próstata (PSA e toque retal) para homens com idade entre 50 e 70 anos, o papanicolau (preventivo) para mulheres com vida sexual ativa, e exames de pele. O Hospital ambulante contendo equipamentos de última geração está integrado com um (1) oncologista e quatro enfermeiras (4). Conforme informações, quando o Hospital de Câncer de Barretos iniciou suas atividades de prevenção em 1994, a instituição contava apenas com uma mesa ginecológica portátil, uma bicicleta e uma enfermeira disposta a realizar exames preventivos nos bairros mais carentes de Barretos. Passados 17 anos, a realidade é outra.
São seis carretas ultra equipadas que percorrem sete estados brasileiros para a realização de exames preventivos de câncer de mama, câncer de colo de útero, câncer de próstata e câncer de pele. Em meio aos 85.431 atendimentos anuais e visitas às centenas de cidades percorridas, sempre há histórias, emoções e acontecimentos improváveis no contato com a população que recebe um atendimento preventivo de qualidade.



Fonte:






Noticia vista 1275 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.