GGI discute operação contra furto de energia em Rondônia
A pedido do procurador da presidência da Eletrobrás Distribuição Rondônia, Inácio Azevedo, a Secretaria de Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec) por meio do Gabinete de Gestão Integrada (GGI), realizou na manhã de ontem (22), reunião com os representantes da Eletrobrás, Ministério Público de Rondônia, PolÃcia Militar e Civil, para decidir como será atuação da polÃcia no suporte a operação de combate ao furto de energia elétrica na capital e interior.
Inácio Azevedo destacou a importância da parceria com a PolÃcia Militar e PolÃcia Civil no acompanhamento da operação. ?Muitas vezes nossos técnicos são ameaçados e até impedidos pelos proprietários de realização a fiscalização?, disse.
De acordo com Inácio o Estado de Rondônia perdeu no ano de 2010 mais de R$ 41 milhões em Imposto de Circulação de Mercadoria e Serviços (ICMS) que deixou de ser repassados pela Eletrobrás para o Estado, devido a perda de energia de forma técnica e através de furtos. ?Constatamos que 38% dos furtos e das perdas de energia elétrica acontece na capital, mas já temos um crescente dado da ocorrência no municÃpio de Ariquemes?, destacou.
Ainda segundo o procurador, o foco maior de atuação da operação irá acontecer em condomÃnios, prédios e comércios que são os que mais registram grandes fraudes. Quanto à s invasões, onde ocorrem à s ligações clandestinas, não serão fiscalizadas já que ainda existem pontos da cidade onde a rede de energia elétrica de alta e baixa tensão, ainda não foi instalada.
O Secretário Adjunto da Sesdec, delegado de polÃcia Ricardo Rodrigues, esteve juntamente com o Gerente de Integração, Major PM Ronaldo Flores, mediando à reunião. Na oportunidade Ricardo consolidou a parceria com a Eletrobrás, e disse que a PolÃcia Militar e Civil estará à disposição para as operações. ?A PolÃcia Militar vai dar a segurança para os técnicos da Eletrobrás. Os peritos da Civil serão chamados em caso da detecção de furto de energia?, ressaltou Rodrigues.
No final da reunião ficou acertado que a Eletrobrás irá com antecedência enviar para a Sesdec o cronograma dos dias da operação, para que em seguida seja enviado o pedido para o Comando de Policiamento da Capital da PolÃcia Militar, setor de estratégia de operação, onde se locará policiais para a operação.
...