Projeto inovador na agricultura será implantado
Projeto inovador na agricultura será implantado
Projeto inovador na agricultura será implantado
A partir de amanhã (15), surge em Porto Velho (RO) a célula de um projeto inovador na agricultura familiar, que contribui para a revolução no campo e também na mesa, com produtos estritamente orgânicos. Serão implantadas as duas primeiras unidades de Produção Agroecológica Integrada e Sustentável (Pais).
A instalação das unidades ocorrerá em fase experimental na comunidade São Pedro, no entorno de Porto Velho. Ao mesmo tempo ocorrerá o curso de capacitação na metodologia de produtores rurais e técnicos multiplicadores da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Semagric), que vai até a próxima quarta-feira (19), no auditório do Sebrae em Rondônia.
A tecnologia Pais foi lançada em Rondônia ainda em 2007, durante o seminário ?Agroecologia: Integrando Recursos e Parceiros para a Produção Sustentável?, ocorrido no Centro de Educação Tecnológica e de Negócios de Rondônia.
O curso será ministrado pelo idealizador do Pais (tecnologia ?surgida a partir de dificuldades práticas?), o agrônomo senegalês radicado no Brasil, Aly Ndiaye, e terá 40 horas-aula. Participarão representantes de 15 famílias de pequenos agricultores.
Para o diretor-superintendente do Sebrae/RO, Pedro Teixeira Chaves, as ações ?dão início ao processo de implantação das 100 unidades previstas do Pais, fruto de convênio da prefeitura de Porto Velho com a Fundação Banco do Brasil (FBB) e com o apoio do Sebrae?.
As restantes 98 unidades do Pais serão implantadas por engenheiros agrônomos e técnicos agrícolas capacitados na metodologia. Segundo a secretária Josélia Maria Saraiva (Semagric), ainda em 2008 serão implantadas outras 50 unidades, ficando as restantes para 2009. As unidades-piloto servirão como adequação à metodologia por serem pioneiras em Rondônia, de acordo com a realidade local.
FUNCIONAMENTO - A tecnologia do Pais no entorno de Porto Velho funcionará com a garantia de que pequenas famílias agricultoras terão sua produção adquirida a partir do próprio município, para a utilização de hortaliças e leguminosas na merenda escolar da rede municipal de ensino. Outro fator importante: a agregação de 20 colméias de abelhas indígenas em cada unidade, e também com plantio de flores tropicais, com sistema de irrigação e nutrientes orgânicos locais, inserindo a agricultura familiar de um mercado em expansão.
...