Saúde indÃgena ganha novo veÃculo para atendimento ás comunidades
A frota de veÃculos utilizadas no atendimento à s comunidades indÃgenas atendidas pela Coordenação Regional da Funasa em Rondônia (Core/RO) passa a contar com 12 novos veÃculos. Os veÃculos serão utilizados no atendimento das comunidades indÃgenas do interior do Estado e da capital, segundo explicaram os diretores do Departamento de Administração (Deadm), Williames Pimentel, e do Departamento de Saúde IndÃgena (Desai), Wanderley Guenka.
Segundo o coordenador regional da Core/RO, Josafá Piauhy Marreiro, seis veÃculos vão atender as populações indÃgenas de Juina; Aripuanã, Brás Norte, na fronteira com o Mato Grosso. Outras duas camionetes serão utilizadas nas ações desenvolvidas pelo Distrito Sanitário Especial IndÃgena (Dsei) Vilhena e quatro no Disei Porto Velho, que será distribuÃda para os Pólos-base de Humaitá, Guajará-Mirim, Alta Floresta e Ji-Paraná. Estes veÃculos fazem parte de um lote de 150 carros adquiridos pela Funasa, com o propósito de renovar a frota.
Para o diretor do Departamento de Saúde IndÃgena (Desai), Wanderley Guenka, a entrega dos veÃculos representa a continuidade das ações que a Funasa vem realizando em todo paÃs, sob o comando do presidente Danilo Forte, com o propósito de melhorar o atendimento de saúde prestado pelos Dseis, principalmente, no que se refere ao deslocamento de pacientes com problemas de saúde das aldeias. O diretor destacou, também, que os veÃculos representam a renovação da frota, o que não acontecia há dois anos.
Williames Pimentel frisou o papel das parcerias que a instituição vem fazendo para melhorar o atendimento à s populações indÃgenas. "Sinto-me orgulhoso de participar deste momento, pois, sei da importância que estes veÃculos terão na vida dos indÃgenas desta região", ressaltou o diretor da Funasa.
Segundo o coordenador Josafá Marreiro, o acesso à s aldeias é, certamente, a principal dificuldade enfrentada por todos os servidores que trabalham no atendimento das comunidades indÃgenas. Ele afirmou, ainda, que os novos veÃculos vão proporcionar melhores condições de trabalho aos colaboradores e agilizar o atendimento de saúde em todas as etapas.
...