Correio Popular Notícia




Jirau desvia Rio Madeira

Data da notícia: 29/09/2011
Foto:

O ministro em exercício do Ministério de Minas e Energia (MME), Márcio Zimmermann, participou, nesta quarta-feira (28), da cerimônia de desvio do Rio Madeira para a usina hidrelétrica de Jirau, em Rondônia. A ação representa uma das etapas mais importantes para a construção da usina. A operação permitirá que o rio passe pelos vãos rebaixados do vertedouro, que consiste na estrutura que regula o nível do reservatório quando a UHE estiver funcionando.

[IMG]http://www.correiopopular.net/LKN/Minhas Imagens/20110929a1.jpg[/IMG] Esse é a segunda vez que o rio é desviado. Em 2009, uma ação inicial foi responsável pela construção de ensecadeiras (barragens provisórias), que restringiram o fluxo do Rio Madeira totalmente ao canal localizado à esquerda da Ilha do Padre, para a composição do vertedouro no leito original. Durante esse segundo estágio, serão retiradas as ensecadeiras, que protegem o vertedouro, para que a água passe por seus vãos. Após a conclusão do desvio, será erguida a barragem principal. Quanto ao enchimento do reservatório, estima-se que tenha início em meados de 2012.

[IMG]http://www.correiopopular.net/LKN/Minhas Imagens/20110929a.jpg[/IMG]A UHE Jirau, quando concluída, terá capacidade de 3.750 MW, o suficiente para abastecer mais de 10 milhões de residências. A geração será feita por 50 turbinas do tipo bulbo, de 75 MW cada, sendo 28 instaladas na Casa de Força 1 e 22 na Casa de Força 2.

Fonte:






Noticia vista 1324 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.