Correio Popular Notícia




Ferramenta permite acompanhar e controlar gastos do governo em tempo real

Data da notícia: 06/10/2011
Foto:

[IMG]http://www.correiopopular.net/LKN/Minhas Imagens/20111007b1.jpg[/IMG] A equipe técnica da Coordenadoria Geral de Apoio Administrativo (CGAA) do governo do Estado conseguiu alcançar o mais elevado nível de transparência administrativa, ao desenvolver um software, a custo zero para o Estado. Desenvolvido pela equipe liderada pelo gerente de Informática, Leonardo Soares, o Programa CGAA Transparência permite ao cidadão acompanhar detalhadamente os gastos do governo com combustíveis, telefone (fixo e móvel), água e luz e internet.
Ao ser apresentado ao governador Confúcio Moura na terça-feira (4) pelo coordenador geral de Apoio Administrativo, Gebrim Abdala, o programa foi saudado como uma das melhores notícias do governo. Por meio de um tablet (computador de mão mais portátil que um notebook ou netbook), o governador tem nas mãos o histórico de consumo de combustível de cada secretaria, descendo ao detalhamento de cada carro, tudo em tempo real. O programa recebe a informação no momento em que uma determinada viatura abasteceu em qualquer ponto do Estado.
Os gastos com luz, água e telefone também podem ser acompanhados detalhadamente, como por exemplo, cada escola do estado, unidade hospitalar, secretaria regional, enfim, todos os órgãos do governo passam a ter seus gastos monitorados. Todas as informações são compartilhadas com a sociedade, por meio do site da transparência, no endereço www.cgaa.ro.gov.br.
De acordo com Gebrim Abdala, alguns estados possuem ferramentas semelhantes, porém, Rondônia é o único cujo programa permite o acompanhamento em tempo real. Além da maior transparência que permitirá inclusive aos próprios secretários terem maior eficácia na gestão de suas pastas, dará maior agilidade aos processos e acaba com controles arcaicos que eram feitos em papéis, por meio de planilhas preenchidas manualmente, que aceitam corretivos e passíveis, portanto, de fraudes e burlas.
O sistema acaba com a possibilidade de desvio de combustível, vez que a partir do momento em que detecta que um determinado veículo está consumindo acima da média, o abastecimento é bloqueado para verificação do veículo para saber se é problema mecânico ou desvio. ?A população nunca teve acesso a informações sobre os gastos do governo. Com esta ferramenta, pais de alunos, por exemplo, poderão saber quase tudo sobre os gastos da escola de seu filho e poderá ajudar no controle destes gastos?, diz Abdala.

MONITORAMENTO - Além deste programa, está em fase de licitação a compra de chips de monitoramento de toda a frota de veículos do governo. Todas as informações, desde a hora em que o motor foi ligado, em que cidade e posto de combustível abasteceu, rota percorrida, até a hora que o motor foi desligado, serão acompanhados em tempo real. Permite ainda desligar o motor de um veículo que seja flagrado em desvio de rota. Para aumentar o controle sobre a frota, a CGAA disponibilizou ainda o telefone 0800-647-0732 para receber denúncias de mau uso da frota.

ECONOMIA - Com os ajustes feitos pela equipe da CGAA, o governo já economizou em oito meses, de janeiro a agosto, R$ 1,276 milhão, dinheiro suficiente para comprar 350 mil litros de óleo diesel, ou 190 mil litros de gasolina, ou ainda 30 ambulâncias, ou mais ainda, daria para pagar a folha dos servidores da CGAA pelo período de um ano.
Essas ações adquirem uma importância maior, quando verificado que tudo que foi feito, foi produto de muita entrega e dedicação da equipe. Ligada a Secretaria da Administração, a CGAA não possui orçamento, nem receita próprias. O objetivo da equipe, segundo Abdala, é permitir ao cidadão ?entrar? nas contas do governo e acompanhar parte importante da gestão pública.


Fonte:






Noticia vista 1876 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.