Fetagro destaca participação na Fecomind
A participação da agricultura familiar de Rondônia, representada pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Rondônia (Fetagro), foi uma das novidades da Feira do Comércio e Indústria (Fecomind), realizada entre os dias 5 e 9, em Ji-Paraná. O segmento juntamente com outros setores do comércio e indústria de Ji-Paraná e região, destacaram as potencialidades em negócios do Estado.
No estande da Fetagro, além da exposição dos produtos da agricultura familiar, muitas informações das ações da entidade em prol de melhorias de vida e trabalho dos trabalhadores rurais foram repassadas aos muitos visitantes. Um destaque do estande foi a maquete do Projeto Silvipastoril que conseguiu esclareceu como aliar pastagem e essências florestais, respeitando as potencialidades sustentáveis dos recursos ambientais e sócio-econômicos.
Para a agricultora Jaqueline Salvalaio, expositora do município de Cacoal, a participação na Fecomind abriu novas portas para comercialização. O Queijo Mussarela Amazônia, agroindustrializado pela família Salvalaio já é comercializado e distribuído no comércio local e chegou a ficar sem estoque já no terceiro dia de feira. ?Agora, com a participação na Fecomind o mercado abriu ainda mais. Viemos para divulgar nosso produto e ele foi muito bem aceito. Já estamos com encomendas?, comemorou a produtora rural.
ALTERNATIVA DE RENDA - De acordo com o Vice-Presidente da entidade, Fábio Menezes, a oportunidade de participar permitiu aos consumidores e ao comércio conhecer as atividades diversificadas que hoje são alternativas de renda e qualidade de vida para os agricultores familiares. Além, é claro, de fazer o contato direto do produtor com o consumidor, que raramente acontece, propiciando uma relação de respeito, interação e cooperação. ?Essa foi uma oportunidade única de divulgar as ações e os projetos da Federação, mostrando para todos os visitantes o papel e a importância da agricultura familiar para Ji-Paraná e para Rondônia. Afinal, quem não vive da agricultura familiar, depende dela para viver?, destacou Fábio.
O presidente da ACIJIP, Alexandre Dartiballi, satisfeito com participação da Fetagro destacou que a produção familiar gera renda que se reverte no comércio e indústria da cidade. Para Alexandre, a agricultura familiar agregou valores e incrementou a Feira, e por isso refez o convite para que o setor esteja presente na próxima edição da Fecomind. Com informações da assessoria da Fetagro.
...