Seduc discute critérios para avaliação de português e matemática
Uma oficina destinada aos professores das disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática está agendada para acontecer no período de 25 a 29 de agosto, das 8 às 17 horas, no Rondon Palace Hotel, em Porto Velho. A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) prevê a participação de 120 professores das duas matérias, das séries iniciais e finais do Ensino Fundamental e Médio. Além dos professores, 62 técnicos das 33 Representações de Ensino (REN/Seduc) também farão parte do grupo. Posteriormente, todos atuarão como multiplicadores dos conteúdos para os demais colegas em seus municípios.
Haverá duas solenidades de abertura. A primeira no dia 25, para os técnicos; e a segunda dia 26, para os professores, ambas às 8 horas. A abertura oficial contará com a presença de autoridades locais e o diretor de Avaliação da Educação Básica do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (DAEB/INEP). A programação destinada aos professores consta de Avaliações da Educação Básica, o ensino de língua portuguesa e matemática e a apresentação das matrizes das duas disciplinas, orientação para elaboração de itens, análise de itens e compatibilização com os descritores das matrizes, miniplenárias, elaboração de itens, apresentação dos itens escolhidos pelo grupo, seleção e preparação de dois itens por grupo para apresentação na plenária, exercício coletivo, apresentação dos itens elaborados (dois por grupo), análise, discussão e avaliação escrita.
De acordo com Maria Aparecida de Paula Faria Fávero, coordenadora de Avaliações da Seduc, os itens são os critérios de avaliação com o objetivo de uniformizar os procedimentos de todos os educadores. Ela informou também que o evento atende às diretrizes da administração Ivo Cassol repassadas à secretária Marli Cahulla com vistas à continuidade do processo de melhoria da educação na rede estadual.
...