Correio Popular Notícia




Incra e governador discutem solução para famílias acampadas

Data da notícia: 19/10/2011
Foto:

[IMG]http://www.correiopopular.net/LKN/Minhas Imagens/20111020a.jpg[/IMG] O presidente do Incra, Celso Lacerda, esteve em Rondônia na última terça-feira (18) em reunião com o governador Confúcio Moura e representantes dos acampamentos de trabalhadores rurais sem-terra do estado, no Centro de Treinamento da Emater, em Ouro Preto do Oeste, para buscar soluções aos problemas das famílias acampadas, com a participação do poder público federal e estadual.
As principais barreiras para a execução da reforma agrária foram citadas pelo presidente do Incra. Ele frisou que o processo é muito complexo, a começar pela resistência da sociedade brasileira a esta política. ?Não basta distribuir a terra, é preciso dar a infraestrutura e um modelo tecnológico de produção. E isso é muita atribuição para o Incra, que é sempre considerado o culpado, enquanto é apenas um órgão executor. Então, é preciso buscar parcerias com o Estado e as prefeituras para solucionar, ou pelo menos, minimizar os problemas?, afirmou.
O governador disse que o momento era de uma conversa franca com o pessoal dos acampamentos e apresentação de sua proposta de trabalho, cuja iniciativa surgiu após o apoio que recebeu da presidente Dilma para a solução dos conflitos agrários no estado. ?Apresentei à presidente quatorze fatores, e o primeiro deles é a ausência de regularização fundiária e os acampamentos?. Confúcio afirmou que vem buscando mediar as decisões de reintegração de posse enquanto busca uma solução conjunta entre os poderes. Inclusive manifestou sua a intenção de adquirir terras para as famílias acampadas.

ACAMPAMENTOS EM RO - Segundo levantamento apresentado no evento pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Regularização Fundiária do estado, existem 37 acampamentos de trabalhadores rurais sem-terra em Rondônia, com 3.422 famílias. De acordo com a Ouvidoria Agrária Regional, esse número chega a 45 acampamentos e 27 áreas de ocupações espontâneas, em situação precária de sobrevivência, com estimativa de seis mil famílias, sendo que na maioria destes o Incra aguarda decisão judicial para destinar as áreas às famílias.
O momento foi considerado histórico pelo presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Rondônia (Fetagro), Lázaro Dobri. ?Isso nunca aconteceu no estado, o governador na nossa frente, se comprometendo, sem fugir, e todos os movimentos unidos - MST, CPT e Fetagro - pra discutir o mesmo ponto: a reforma agrária no estado de Rondônia?, afirmou.
O coordenador regional do MST, Claudinei Santos (Tijolão), informou que após a reunião foi firmado um acordo com o governo do estado e a direção nacional do Incra, para a formação de uma equipe de trabalho. ?Vamos pegar os 37 acampamentos mais os que não apareceram e debulhar um por um. Essa comissão vai estar autorizada e com autonomia para trabalhar os encaminhamentos?, disse. Com informações do Incra.

Fonte:






Noticia vista 1842 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.