Consocial será debatida em novembro no município
(Da Redação) Membros da comissão organizadora da 1ª Consocial (Conferência Municipal sobre Transparência e Controle Social), se reuniram na tarde da última quarta-feira (19), no gabinete do Palácio Urupá de Ji-Paraná, para tratar sobre a etapa preparatória da Conferência, que tem por objetivo promover a transparência dos gastos públicos e estimular a participação da sociedade no acompanhamento e controle da gestão pública, contribuindo para um controle social mais efetivo e democrático.
No município, a Conferência está sendo realizada pela Prefeitura através da Controladoria Geral. O evento está marcado para acontecer nos dias 17 e 18 de novembro na Câmara de Vereadores.
A Reunião da última quarta-feira contou com a presença de Camila Markeline, presidente da Comissão Organizadora Estadual do Social, Leila Juliari, Coordenadora do Núcleo e Prevenções da Controladoria Geral da União, Ângela Maria da Conceição Bélico Guimarães, presidente do 1ª Consocial Municipal, Jacinto Dias, presidente da OAB/Ji-Paraná e representantes das secretarias municipais e entidades.
Segundo Ângela Maria da Conceição Bélico Guimarães, presidente do 1ª Consocial Municipal, o evento irá fortalecer a interação entre sociedade e governo, e ao mesmo tempo promover, incentivar e divulgar o debate e o desenvolvimento de novas ideias e conceitos sobre a participação social no acompanhamento e controle da gestão pública.
A Conferência também vai propor mecanismos de transparência e acesso a informações e dados públicos a serem implementados pelos órgãos e entidades públicas e fomentar o uso dessas informações e dados pela sociedade. No evento os palestrantes irão debater mecanismos de sensibilização e mobilização da sociedade em prol da participação no acompanhamento e controle da gestão pública.
Outros itens a ser discutidos serão as ações de capacitação e qualificação da sociedade para fiscalizar o dinheiro público, que utilizem, inclusive, ferramentas e tecnologias de informação. Desenvolver e fortalecer redes de interação para propor medidas de prevenção e combate à corrupção que envolvam o trabalho de governos, empresas e sociedade civil.
O tema da Conferência é ?A sociedade no acompanhamento e controle da gestão pública?, que serão trabalhados em quatro eixos temáticos da Conferência: Promoção da transparência pública e acesso à informação e dados públicos; Mecanismos de controle social, engajamento e capacitação da sociedade para o controle da gestão pública; A atuação dos conselhos de políticas públicas como instâncias de controle e as Diretrizes para a prevenção e o combate à corrupção.
...