Mesa analisa recontagem de votos de deputados de Rondônia
O deputado federal diplomado, Marcos Rogério de Brito, não assumiu vaga ontem, na Câmara dos Deputados, em Brasília, por uma decisão inusitada daquela Casa. É que, apesar de ter o seu mandato declarado extinto pelo TRE-RO (Tribunal Regional Eleitoral), a Mesa Diretora da Câmara dos Deputados aceitou o pedido de vistas feita pelo terceiro secretário da Mesa, Deputado Inocêncio Oliveira, que só deverá se pronunciar em aproximadamente 15 dias.
Diante disso, o deputado federal Lindomar Garçon (PV), permanecerá no cargo, por decisão da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados. A Mesa Diretora discutiu na terça-feira a recontagem de votos das eleições para deputado de Rondônia. De acordo com a recontagem feita pelo Tribunal Regional Eleitoral do estado (TRE-RO), a coligação do deputado Lindomar Garçon (PV-RO) teve menos votos do que a Marcos Rogério da Silva Brito, do PDT, que passou a ter mais um deputado. Com este julgamento, o TRE-RO declarou extinto o mandato de Garçon e diplomou Marcos Rogério como o novo deputado federal de Rondônia
O presidente da Câmara, Marco Maia, explicou que o corregedor terá prazo de 15 dias, a partir do recebimento da defesa do deputado Lindomar Garçon, para tomar uma decisão e remetê-la para a Mesa Diretora. Segundo Marco Maia, será convocada reunião da Mesa para daqui a 15 dias a fim de analisar o relatório do corregedor, porque se trata da perda de mandato de um deputado.
Garçon permanecerá no cargo por decisão da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados
A decisão foi tomada pelo deputado Inocêncio Oliveira, terceiro Secretário da Mesa. Para Inocêncio não se pode tirar um deputado Ficha Limpa dessa forma. ? Não podemos retirar o mandato de um parlamentar eleito soberanamente pelo povo dessa forma tão grosseira. Isso é jogada política?, afirmou o parlamentar.
...