Projeto Plantar o Amanhã é inserido em Ji-Paraná
> A meta do Plantar o Amanhã é desenvolver ações de agricultura familiar de subsistência
Aconteceu ontem (5), na Câmara de Vereadores de Ji-Paraná, uma reunião entre o Consórcio de Segurança Alimentar e Desenvolvimento Local (CONSAD), Secretaria de Ação Social de Ji-Paraná (Semas) e Secretaria Estadual de Ação Social (Seas) para registrar a adesão de Ji-Paraná e mais 12 municípios no programa ?Plantar o Amanhã?.
A reunião teve como objetivo apresentar o projeto aos representantes dos municípios envolvidos e instruí-los no modo de execução. A secretária de Ação Social de Ji-Paraná Sônia Grande Reigota salientou a importância da participação dos municípios na aplicação do projeto. ?Quem definirá a área atingida, apoio logístico e será responsável pela mobilização da comunidade agrícola é a administração municipal?, frisou.
Segundo a secretária estadual de ação social Tânia Pires, uma verba no valor de R$ 300.000 foi destinada pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) para a implantação do projeto e terá contrapartida do Estado. ?A meta do Plantar o Amanhã é desenvolver ações de agricultura familiar de subsistência. Queremos reduzir a mortalidade infantil, melhorar a qualidade de vida das famílias de baixa renda?, afirmou.
O sistema de produção será em forma de mandala, que funciona com um galinheiro circundado por pomar, horta, plantação de alguma cultura (por exemplo, mandioca) e plantas medicinais. A seara de produtos poderá variar de acordo com as condições ou preferências de cada município.
Uma mandala a cada três quilômetros atenderá cerca de 30 famílias. A Emater disponibilizará dois técnicos em cada cidade para treinar as famílias beneficiadas e, caso haja sobra da produção, as famílias poderão organizar-se como uma espécie de cooperativa, comercializá-la e dividir os lucros entre si.
A presidente do Consad Romana Leal lembrou que outra finalidade do projeto é tornar as famílias beneficiadas por programas como o Bolsa Família mais independentes. ?Queremos um sistema menos paternal. Fará bem para a auto-estima dessas famílias produzir seu próprio sustento?, garantiu.
PROJETO - O projeto Plantar o Amanhã foi criado pela Seas em parceria com a Emater (Associação de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia) e atenderá 65 unidades familiares de produção agroecológica com base na tecnologia social de Produção Agroecológica Integrada e sustentável (PAIS). A ata resultante da reunião de ontem será enviada para o MDS até o próximo dia oito. Os municípios que fazem parte do mesmo grupo de Ji-Paraná são Alvorada do Oeste, Castanheiras, Gov. Jorge Teixeira, Jaru, Mirante da Serra, Nova União, Ouro Preto, Presidente Médici, Teixeirópolis, Theobroma, Urupá e Vale do Paraíso. Em Ji-Paraná, o Plantar o Amanhã deverá funcionar no projeto Rodamoinho.
...