Correio Popular Notícia




Finados gera oportunidade de rendas

Data da notícia: 29/10/2011
Foto:

(Josias Brito) Faltando quatro dias para o feriado de Finados, cemitérios de Ji-Paraná intensificam os preparativos para receber as dezenas de milhares de visitantes esperadas para a próxima quarta-feira (2). A prefeitura, por meio da Semosp (Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos), chegou a dobrar a quantidade de funcionários para deixar tudo limpo e organizado, quando o número de visitas aumenta significativamente.

[IMG]http://www.correiopopular.net/LKN/Minhas Imagens/20111029d.jpg[/IMG]No maior cemitério público de Ji-Paraná, o Cemitério da Saudade, localizado no bairro Nova Brasília, são esperadas 10 mil pessoas para o Dia de Finados. De acordo com o Diretor Geral da Semosp, Crispim Bispo dos Reis, os funcionários trabalham na retirada de entulhos e sujeira das ruas e na ?melhoria do visual? do cemitério, com ações como pintura de meio fios e poda de árvores. ?O cemitério está com 95% das limpezas prontas, faltando somente uns detalhes como a recuperação de meio fio e retiradas de alguns entulhos para a conclusão da obra?, enfatizou.
Na quarta-feira da próxima semana, agentes de trânsito da EMTU (Empresa Municipal de Transporte Urbano) devem orientar os motoristas na região e funcionários da prefeitura atuarão na fiscalização de vendedores ambulantes.
O diretor geral da Semosp disse que em ambos os cemitérios, o da Saudade e o dos Pioneiros, os preparativos para o Dia de Finados estão em fase de acabamento. Poda do gramado, limpeza das dependências fazem parte dos detalhes finais. Estão previstas celebrações religiosas para o decorrer do feriado, ainda sem horário definido.
Os dois cemitérios também contarão com uma programação especial, para recepcionar as pessoas que visitarão o local. No feriado de finados, o cemitério, por meio de vendedores ambulantes, oferecerá diversos serviços à população, como flores e alimentação. Crispim Bispo alerta que como ocorreu no ano passado, neste ano os vendedores ambulantes que trabalham nos cemitérios de Ji-Paraná no dia de finados, devem procurar a secretaria para retirar a Licença Eventual. Os interessados pagam somente a taxa para o processo de licença.
Segundo ainda o diretor, o dia de visitação aos cemitérios da cidade significa trabalho para a Semosp, responsável pela limpeza do local. ?A secretaria de obras antecipou os serviços de limpeza no Cemitério da Saudade, na T-25 no Bairro Nova Brasília, e no cemitério dos Pioneiros no Bairro Urupá. Nos dois locais foram recolhidos entulhos e galhos de árvores?, ressaltou o diretor.
Os servidores da Prefeitura de Ji-Paraná também realizaram pinturas em muros, meio fios e banheiros. A Semosp recuperou as ruas no entorno do cemitério da Saudade e providenciou a reposição de lâmpadas. ?Todos os serviços já foram vistoriados pelo Secretário Municipal de Obras e Serviços Públicos?, garantiu Crispim. De acordo com dados da Semosp, há 20 mil túmulos no cemitério da Saudade e outros 2.500 no Cemitério dos Padres, no primeiro distrito.


[B]Comércio aquece as vendas para feriado em Ji-Paraná[/B]

(Josias Brito) No dia de relembrar os entes queridos já falecidos, as principais homenagens continuam sendo as flores e arranjos. Faltando poucos dias para o feriado de Finados, o comércio de Ji-Paraná já está preparado para as vendas, com opções para todos os tipos de bolso.
Para a gerente de uma floricultura no município, Lais Ferreira Macedo, a procura por flores artificiais está grande, mesmo a quatro dias do feriado. ?As que mais vendem são as flores feitas de produtos mais duráveis e, além de custarem mais barato do que as naturais, são capazes de ficarem muito tempo sem murcharem ou desbotarem?, afirma.
Outra opção bastante pedida é o vaso com flores, decorado com embrulho. Segundo a comerciante de uma loja de produtos importados na Avenida Brasil, as pessoas tem procurado muito os vasos com flores, opção barata e que tem agradado a população. ?Muitas pessoas tem procurado a loja e adquirido os vasinhos para prestar homenagem a seus entes queridos?, ressaltou.
Para quem está disposto a desembolsar um pouco mais com flores naturais, as floriculturas já contam com diversas opções. A gerente de uma loja do Centro da cidade, Lais Ferreira, conta que as vendas deste ano devem ser maiores que o último Dia de Finados. ?A procura está muito grande e as pessoas estão comprando com mais antecedência. Ontem, recebi nova encomenda de vasos?, disse, informando ainda que o comercio de flores naturais nesta época só perdem para o Dia das Mães e dos Namorados.
Quem deixar para comprar as homenagens em cima da hora não precisa se preocupar. Os tradicionais vendedores ambulantes com estandes de flores, tanto naturais como artificiais, começarão a ser montados na segunda-feira (31), e ficam instalados até o feriado.

[B]Feriado gera oportunidade de renda[/B]

[IMG]http://www.correiopopular.net/LKN/Minhas Imagens/20111029d1.jpg[/IMG](Josias Brito) O feriado do Dia de Finados, dois de novembro, se aproxima e traz com ele, além das homenagens das famílias aos seus entes queridos que já se foram, oportunidades de emprego. A data significa trabalho temporário para os informais, que encontram na limpeza e recuperação dos túmulos uma maneira de incrementar a renda da família.
A limpeza que inclui lavagem, enxugamento e polimento leva cerca de 20 minutos e nessa época salta, pode até dobrar ou triplicar, a contratação de serviços dos temporários. "O trabalho aumenta, pois muitos familiares residem em outras cidades e vêm apenas no feriado para visitarem seus falecidos", ressaltou José Carlos dos Santos, que limpa os túmulos do cemitério municipal há dois anos e presta serviço para mais de 50 famílias.
José Carlos disse que os preços variam de R$ 10 a R$ 25, de acordo com o material do túmulo. Os mais caros são os de mármore, com mais enfeites e vasos de metal.
O Diretor Geral de obras da Semosp (Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos), Crispim Bispo dos Reis, disse que nesta semana, várias pessoas, entre familiares e contratadas, que estão realizando a limpeza e recuperação dos túmulos nos cemitérios. Ele explica que não há um levantamento sobre o número de pessoas que prestam esse e outros tipos de serviço no local, já que elas não possuem nenhum vínculo e não são cadastradas. "Quem quiser, é só entrar e começar a limpar, mas as pessoas precisam seguir algumas regras, como manter o lugar sempre em ordem", informou o diretor.
Além dos serviços de limpeza dos túmulos, há também as pessoas que fazem a reforma ou constrói novas jazidas, como é o caso do pedreiro Eliezer dos Santos, que realiza a reforma no jazigo de uma família tradicional em Ji-Paraná. ?Como eu, outras pessoas que também trabalham no ramo da construção civil, tem realizado o serviço de recuperação e construção de novos túmulos nos cemitérios. Aqui se ver funcionários de marmoraria, vidraceiros, carpinteiros e vários outros tipos de profissionais, tanto da área de construção, como de ornamentação?, complementou Eliezer.

Fonte:






Noticia vista 1357 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.